Sem ter muito trabalho, devido à fragilidade do adversário, o Fluminense garantiu a classificação de forma antecipada para as semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, na noite desta quarta-feira, quando superou o Mesquita por 4 a 1 no Maracanã pela sexta rodada.
Com o resultado o Tricolor chegou aos 16 pontos e lidera o Grupo A. Vinícius, contra, Júnior César, Cícero e Tartá marcaram os gols dos vencedores, enquanto Leandro Netto descontou para o time da Baixada Fluminense, que ficou com oito pontos na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos, e permaneceu na zona de rebaixamento.
O Fluminense começou a partida em busca do primeiro gol. A ordem do técnico Renato Gaúcho era decidir o mais rapidamente o confronto e isso aconteceu ainda na primeira etapa. Aos cinco minutos, Darío Conca arriscou de fora da área e o goleiro Diogo Silva defendeu. Cinco minutos depois, o camisa 1 do time da Baixada voltou a salvar sua equipe, num chute de Washington.
Porém, neste cenário, o primeiro gol tricolor era questão de tempo e ele saiu aos 18 minutos. Cícero levantou a bola na área, Vinícius se antecipou a Washington para recuar para o goleiro, mas acabou marcando contra. Cinco minutos depois, o Fluminense ampliou. Júnior César arriscou de fora da área e a bola entrou no canto direito de Diogo Silva.
A porta da defesa do Mesquita se abriu de vez e, aos 31 minutos, o Fluminense ampliou. Gabriel fez boa jogada individual pela direita, entrou na área e rolou para o complemento certeiro de Cícero. A facilidade deste gol dava a exata noção do baixíssimo nível técnico do Mesquita, que sequer conseguia passar do meio-de-campo.
No fim do primeiro tempo o Fluminense ainda teve algumas chances de ampliar. Aos 39 minutos, Maurício recebeu em profundidade e chutou para fora. Cinco minutos depois, Conca penetrou pelo lado direito e tentou acionar Washington, mas o goleiro se antecipou e ficou com a bola.
Surpreendentemente o Mesquita descontou no primeiro minuto do segundo tempo. Após boa triangulação do ataque pelo setor direito, Bruno Suzano cruzou e Leandro Netto chutou para vencer o goleiro Fernando Henrique. Porém, o lance serviu apenas para acordar o Fluminense, que voltou a pressionar e quase ampliou aos cinco minutos, quando Luiz Alberto cruzou e Ygor cabeceou no travessão.
Aos 18 minutos, Júnior César fez excelente cruzamento, Luiz Alberto cabeceou e o goleiro salvou novamente. Aos 25, Diogo Silva voltou a salvar sua equipe ao defender um chute de Cícero na pequena área. Três minutos depois, Washington recebeu livre na entrada da área, mas chutou para fora.
O Fluminense, porém, só conseguiu ampliar aos 39 minutos. Washington deu belo passe para o jovem Tartá, que recebeu na área e só teve o trabalho de deslocar o goleiro. A noite tricolor só não foi boa para Washington, que tem nove gols no Estadual, dois a menos que Wellington Paulista, do Botafogo, que lidera a corrida pela artilharia. O atacante do Fluminense queria encurtar essa distância, mas passou em branco e ainda recebeu o terceiro cartão amarelo, tendo que cumprir suspensão na próxima rodada.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, às 18h10 (de Brasília). O Mesquita enfrentará o América no Estádio Giullite Coutinho, numa luta direta contra o rebaixamento. Já o Fluminense, no Maracanã, fará o clássico Vovô contra o Botafogo. O técnico Renato Gaúcho antecipou, após o jogo desta quarta-feira, que usará uma equipe formada na maioria por reservas diante dos botafoguenses.