O Fluminense continua sua impressionante reação no Campeonato Brasileiro. Na tarde desta domingo, o time deu mais um importante passo para se livrar do rebaixamento. Com uma goleada de 4 a 0 sobre o Vitória e aproveitando as derrotas de Botafogo e Coritiba, o Flu foi a 45 pontos e subiu para o 15º lugar, fora da zona da degola. Alan, Fred e Conca (2) construíram a vitória carioca.
Para quem pensava que a viagem e a goleada sofrida pelo Flu no Equador diante da LDU, na primeira partida de final da Copa Sul-americana, pesariam sobre a equipe, o início da partida foi uma surpresa. O Tricolor carioca começou jogando em velocidade e tocando bem a bola, e logo aos cinco minutos do primeiro tempo já vencia por 2 a 0.
Após uma rápida troca de passes pelo meio do ataque, González enfiou a bola para Alan na área. O atacante se livrou da marcação e, da marca do pênalti, mandou para o fundo do barbante, aos 4. Mal o jogo reiniciou, o Flu recuperou a bola e foi para o ataque. Na intermediária do Vitória, Conca tocou para Fred na meia lua da área. O artilheiro girou e mandou a bola no ângulo esquerdo de Gléguer.
Depois de dez minutos sem se encontrar em campo, o Vitória começou a reagir a partir dos dez minutos. Passado o susto inicial, o time baiano se arrumou e subiu de produção, dominando o restante da primeira etapa. O goleiro do Flu, Rafael, foi obrigado a pelo menos duas grandes defesas para manter o placar até o intervalo.
Aos 14, os baianos quase diminuem num chute cruzado de Nino, do bico direito da área, que foi atingir a trave do outro lado. Dois minutos depois, Ramon cobra falta e obriga Rafael a trabalhar. Na seqüência, Fábio Ferreira cabeceia para fora.
O Flu voltou a assustar aos 24, quando Alan invadiu a área livre mas demorou muito a concluir e perdeu a chance de ampliar. Melhor em campo, o Vitória novamente quase marcou o primeiro gol aos 47. Vanderson arriscou o chute de fora da área e Rafael fez grande defesa.
O jogo continua movimentado na segunda etapa, com o Flu equilibrando as ações e o Vitória já não demonstrando a mesma disposição para buscar o empate. E foi o Tricolor carioca que mexeu no placar pela terceira vez, aos 14 minutos.
Pressão do Flu, a zaga do Vitória conseguiu parar o ataque e afastou o perigo, mas os cariocas retomaram a bola e Conca foi lançado na área, penetrou e chutou para marcar o terceiro gol da partida.
Com o resultado praticamente definido, o ritmo da partida caiu bastante. O Flu se poupava para a grande final de quarta-feira contra a LDU no Maracanã, e o Vitória respirava com a derrota do Botafogo no Paraná.
Mas o dia era mesmo do Fluminense, que ainda teve forças para marcar mais um, aos 42 minutos. Partindo rápido no contra-ataque, a bola sobra para Conca, que não tem trabalho para completar para as redes.
Na próxima rodada, a última do Brasileiro, o Fluminense enfrenta o Coritiba fora de casa e o Vitória recebe Goiás.