De um lado, um time sem técnico e já eliminado. Do outro, uma equipe em ascensão, mas que pode perder o seu treinador justamente para o rival deste domingo. É neste clima que Fluminense e Vasco se enfrentam neste sábado, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada do grupo B da Taça Guanabara.
O Tricolor carioca vive uma grave crise, não tem mais chances de ir à final e demitiu o técnico Paulo César Gusmão após a derrota de 2 a 0 para o América. O time conquistou apenas quatro pontos até aqui. Neste clássico, o time será comandado novamente pelo interino Vinícius Eutrópio.
Já os vascaínos, que não perdem para o Fluminense há seis jogos (quatro empates e duas vitórias), comemoram a boa fase somando nove pontos e com a vaga na próxima etapa praticamente assegurada. O time só não se classifica se for goleado e o Friburguense golear o América, no mesmo horário, tirando uma diferença de 12 gols de saldo.
Durante a semana, um fato esquentou o clássico. O Fluminense teria procurado o técnico Renato Gaúcho, do Vasco, que se reuniu com a direção do clube na última sexta-feira, mas evitou falar do assunto. Limitou-se a dizer que ‘descansará’ no Carnaval e pensar depois em seu futuro.
Procurando desviar da polêmica, o comandante vascaíno exige a vitória no clássico para terminar o turno na liderança do grupo. ‘Acredito que seja importante chegar com moral para disputar as semifinais e nada melhor do que assegurar a primeira colocação do grupo, mesmo que isso não represente vantagem na próxima fase. Confio no time e acredito num bom papel contra o Fluminense’, disse Renato.
Quem está empolgado com esta partida é o meia argentino Conca, que vai fazer a sua estréia num grande clássico no Maracanã. ‘Será uma emoção muito grande disputar esse clássico com o Vasco, estando em uma boa colocação no Campeonato Carioca. Espero render o esperado e ajudar a minha equipe a vencer’, avaliou Conca.
Para este jogo, o Vasco continua sem o zagueiro argentino Dudar. Com isso, Jorge Luiz e Fábio Braz formarão a dupla de zaga. O volante Ygor, negociando com o futebol norueguês, fica de fora. Ele será substituído por Ives.
Pelo lado do Flu, o interino Vinícius Eutrópio confia no resultado positivo do Tricolor, pois vê o time em evolução após a vitória sobre a Adesg por 2 a 1, pela Copa do Brasil. ‘Mesmo levando em consideração a fragilidade do adversário, acredito que estamos em evolução e jogamos melhor do que contra o América. Essa partida será uma excelente oportunidade de mostrarmos para todos que estamos numa crescente e que seremos uma força no segundo turno e na seqüência da Copa do Brasil’, apontou Eutrópio, que manterá a mesma equipe que venceu no Acre.
Os jogadores do Fluminense estão esperando com muita expectativa essa partida por acreditarem que um triunfo num clássico dará mais tranqüilidade para a seqüência do trabalho. ‘O Fluminense, por causa dos resultados, ainda está sob a desconfiança de todos e não podemos vacilar mais. O Vasco tem um time muito bem armado e sabemos que vencê-lo nos dará um gás maior e aumentará a confiança no nosso time. Temos potencial para lutarmos por esse título estadual’, disse o atacante Alex Dias.