Sentindo a falta de entrosamento, comum no início de temporada de um time muito modificado, o Fluminense encontrou muitas dificuldades para superar o Friburguense por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela primeira rodada do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno, do Campeonato Carioca.
Alex Dias marcou o único gol da partida. As duas equipes voltam a campo no domingo. O Fluminense visita o Volta Redonda, às 16h(de Brasília). Mais tarde, às 18h10min, o Friburguense recebe o Vasco em Nova Friburgo.
Os primeiros minutos foram muito preocupantes para a torcida do Fluminense, pois o Friburguense dominava as ações e levava relativo perigo ao gol defendido por Ricardo Berna. Aos cinco minutos Carlos Alberto, o do time de Friburgo, escapou da marcação de Romeu e chutou para o goleiro tricolor defender. Quatro minutos depois foi a vez de Ziquinha arriscar o chute sobre o gol.
Apesar de melhor qualidade técnica, o Fluminense sentia a falta de entrosamento e só conseguiu assustar aos 12 minutos, quando Carlinhos cruzou da direita e Rafael Moura cabeceou sobre o gol. A primeira defesa do goleiro do Friburguense saiu um minuto depois, numa cobrança de falta de Carlos Alberto que levou muito perigo.
Já o Friburguense esperava o Tricolor em seu campo para tentar surpreender na base dos contra-ataques, o que quase aconteceu aos 20, quando Ziquinha foi lançado por Sérgio Gomes e chutou para grande defesa do goleiro. A resposta do Fluminense veio quatro minutos depois, quando o goleiro Adriano foi obrigado a espalmar a bola após chute de Rafael Moura.
A principal jogada do Fluminense explorava a altura de alguns atletas. O zagueiro Luiz Alberto, aos 26 e 36 minutos, por duas vezes teve a chance de marcar, pois subiu livre de marcação na área, mas acabou cabeceando para fora.
Logo aos quatro minutos do segundo tempo o Fluminense chegou ao seu gol. Carlinhos acionou Alex Dias, que chutou com força para vencer o goleiro Adriano. Rafael Moura chegou a tocar na bola, mas quando esta já estava dentro do gol. Portanto, o gol foi dado para Alex.
Pouco depois o Fluminense levou um susto. Aos oito, Carlos Alberto cobrou falta para o Friburguense, o goleiro deu rebote e Ronan escorou para fora. Porém o Fluminense continuava mais perigoso e por pouco não ampliou aos 16, quando Júnior César cobrou falta e Cícero cabeceou sobre o gol.
O jogo caiu muito de produção após os 20 minutos, quando as alterações começaram a serem feitas, diminuindo ainda mais o nível de entrosamento. Assim, o Fluminense passou a viver de jogadas individuais, como uma de Carlos Alberto, que se livrou de três marcadores aos 30 minutos, mas acabou chutando para fora. Depois disso o Tricolor carioca se limitou a administrar o resultado até o apito final do árbitro.