A comissão do Flamengo anunciou na manhã desta quarta-feira, pouco depois da realização de mais alguns exames de pré-temporada, que 13 jogadores, os considerados titulares, entraram de férias e não participarão do jogo de domingo, às 17 horas (de Brasília), contra o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro apenas cumpre tabela, uma vez que não corre risco de rebaixamento e nem aspira mais nada, nem mesmo uma vaga na Copa Libertadores.
Não viajaram com a delegação por estarem de férias o goleiro Paulo Victor; o lateral direito Leonardo Moura; os zagueiros Wallace e Samir; os volantes Héctor Canteros, Victor Cáceres e Márcio Araújo; os meias Gabriel e Everton e os atacantes Alecsandro, Nixon e Eduardo da Silva. O atacante Paulinho, ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho direito, também teve as férias antecipadas. Esses 13 jogadores irão se reapresentar em 3 de janeiro, quatro dias antes do restante do grupo, que só vai entrar de férias na segunda-feira, depois do jogo contra os gremistas.
A estratégia de dar férias aos jogadores partiu do próprio técnico Vanderlei Luxemburgo, que pretende ter uma pré-temporada um pouco maior para poder trabalhar o elenco. A diretoria, porém, só deu o aval após a rodada passada, uma vez que se o Grêmio ainda lutasse por alguma coisa talvez o Rubro-Negro mantivesse o plantel inteiro para evitar desgaste político com outros clubes interessados no resultado dos gaúchos.
Ainda nesta quarta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo comandou uma atividade tática e começou a preparar o time para o duelo contra o Grêmio. O treinador, porém, demonstrou ter algumas dúvidas. Na zaga, o equatoriano Erazo pode ganhar uma última oportunidade de mostrar serviço. O jogador falhou nas chances que teve, inclusive, fazendo um pênalti infantil na final do Campeonato Carioca, contra o Vasco, que quase custou o título aos flamenguistas. Caso ele jogue, ocuparia a vaga de Chicão.
Outra dúvida do treinador está na lateral esquerda, onde João Paulo e Anderson Pico disputam posição. O primeiro era considerado titular, mas perdeu a posição em algumas partidas nesta reta final. O fato de nenhum dos dois entrar de férias deixa evidente a disputa pelo posto. Além disso, os dois têm contrato somente até 31 de dezembro.
Pelo que se viu no treino desta quarta-feira e com essas duas dúvidas, o esboço de escalação do time do Flamengo para domingo terá: Cesar, Leo, Chicão (Erazo), Marcelo e João Paulo (Anderson Pico); Amaral, Muralha, Luiz Antônio e Lucas Mugni; Igor Sartori e Elton. Nesta quinta-feira, o plantel volta a trabalhar pela manhã e algumas definições deverão acontecer.
Fora de campo a diretoria deverá definir nos próximos dias o local da pré-temporada do elenco. Isso porque existe a possibilidade de viagens para os Estados Unidos e para a Turquia. A Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) também entrou em contato demonstrando interesse em contar com o Rubro-Negro no mês de janeiro. Outra possibilidade é um período de treinos em Atibaia (SP), onde Vanderlei Luxemburgo costuma gostar de preparar as suas equipes. Além do desfecho quanto ao local dos treinos, os dirigentes analisam ainda a possibilidade de alguns amistosos serem agendados ao longo deste período, pois seria uma chance de preparar a equipe obtendo algum tipo de lucro.