A Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso (FDA-MT) e o secretário de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), Baiano Filho, se reuniram hoje para tratar do calendário 2007 de natação e patrocínio das atividades. A SEEL repassará R$ 10 mil para o torneio Centro-Oeste de Natação. O evento será em setembro deste ano, no parque aquático da UFMT. Em relação às oito competições estaduais realizadas pela Federação, a secretaria apenas ajudará em seis, com medalhas e salário do árbitro.
O presidente da federação, Jefferson Carvalho Neves, esperava mais reconhecimento, já que os atletas mato-grossenses vêm ganhando destaque nacional e internacional. “O valor é insuficiente para cobrir todas as despesas do campeonato, além do que existem as despesas fixas da federação que precisam ser mantidas. E este é ainda o único apoio que recebemos”, desabafa. Mesmo com os resultados obtidos nas competições, a federação não recebe apoio da secretaria, seja para hospedagens, ou para o transporte dos competidores para outros locais.
O secretário Baiano Filho reconhece o crescimento da natação em Mato Grosso. “Devido esse fato, a secretaria se dispôs a ajudar a natação, levando em consideração o momento financeiro do órgão”, garante.
No Estado, devido o alto critério de seleção do programa, apenas nove atletas recebem o benefício do bolsa-altleta. “Para os demais nadadores a situação fica complicada. O gasto com o treinamento é custeado pelos pais, como academia, viagens e hospedagens dos filhos, o que onera as despesas para eles”, declara Jefferson.
O objetivo da FDA é ter as mínimas condições para manter o atleta. Ela tem que apoiar os pais financeiramente. “É preciso que o Estado reconheça o espaço que a natação alcançou no esporte em nível de Brasil, justamente pelo ótimo nível dos competidores de Mato Grosso”, pondera o presidente.