No oitavo Festival de Pesca “O Matrinxã do Brasil”, ontem, em São José do Rio Claro, em conjunto com o 4º Campeonato Estadual de Pesca, quem se deu bem foram as equipes de São José. Metade das dez primeiras colocadas incluiu em sua formação moradores da cidade. O primeiro lugar vem de uma família que mantém tradição de vencedores de competições de pesca. “A Grande Família”, formada por marido, esposa e um tio, pescou um único exemplar, mas que valeu 21 mil pontos. E o peixe fisgado das águas do Rio Arinos, por volta das 10h30, foi justamente aquele que empresta o nome ao festival: um matrinxã, com 60 centímetros.
Reunidos numa área de 25 hectares localizada a 16 quilômetros do centro da cidade, centenas de pessoas assistiram a largada às margens do rio Arinos das 47 embarcações que disputaram a etapa. Pela primeira vez, sinal de que o campeonato está se acirrando, as três equipes que ocupam as primeiras posições estavam entre os competidores que pontualmente, às 8h45 saíram em busca dos seus troféus.
Durante a competição que terminou às 16h, de barco a barco, pelas águas do Arinos, correu logo a notícia de que uma equipe havia fisgado um matrinxã de 60 centímetros. Como cada centímetro valia 350 pontos (espécie com maior pontuação) segundo o regulamento local, a equipe a “Grande Família” já largava com 21 mil pontos. E a brincadeira entre os competidores era a seguinte: não tem problema, é só pegar um matrinxã de 61 centímetros.
Ao final da competição, o casal Marcelo Martinez, a esposa Ângela (foi ela quem fisgou o matrinxã) e o tio Valter (já ganhou até carro em campeonato) ficaram aliviados. Ninguém conseguiu superar a marca. Quem ficou mais perto foi a equipe Surubi, de Diamantino, que tirou – e devolveu – às águas do Arinos um matrinxã de 56 centímetros.
Para o primeiro colocado, foram entregues um motor de popa de 15 HP e um barco de 6 metros; 2º colocado, um motor de popa de 15 HP; 3º, um barco de alumínio de 6 metros; 4º, um motor elétrico; 5º, um barraca para cinco pessoas e um kit de pesca; 6º uma barraca para quatro pessoas e um kit de pesca; 7º ao 10º, uma barraca para três pessoas e um kit de pesca.