Colocado na reserva durante a semana pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, Elano deixou o banco na noite desta quarta-feira para decidir a favor do Grêmio. Com gol de falta do camisa sete, o time gaúcho conquistou um difícil triunfo contra o Vitória por 1 a 0, em sua nova Arena, em Porto Alegre. O resultado reabilita a equipe no Campeonato Brasileiro.
Assim, o Grêmio chega aos sete pontos, ainda invicto – o time tem uma partida a menos em relação aos demais adversários, já que o confronto com o Atlético-MG, válido pela 2ª rodada, foi adiado para o domingo. Essa será, portanto, a próxima partida do time de Vanderlei Luxemburgo, às 18h30 (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Já o Vitória sofre sua primeira derrota no Brasileiro 2013, o que acaba por frear o bom início após dois triunfos e um empate. A equipe também soma sete pontos e figura entre as mais bem colocadas. O próximo adversário é o Atlético-PR, às 18h30 (de Brasília) do domingo, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana (o Barradão está à disposição da Fifa para treinamento de seleções da Copa das Confederações).
Em campo, o Grêmio dominou as ações e pressionou o time baiano desde o primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para concluir a gol. Na melhor oportunidade, Zé Roberto recebeu passe de Kleber em contra-ataque e acertou o travessão, aos 44min. Aos 12min do segundo tempo, Guilherme Biteco deixou o gramado para a entrada de Elano, que acabou por se mostrar decisivo.
Aos 24min, Elano cobrou falta da intermediária com grande categoria, acertando o ângulo do goleiro Wilson, que sequer se mexeu. O gol decidiu a partida, já que o Vitória, fora de casa, não teve forças para buscar o desempate.