PUBLICIDADE

Diante da Venezuela, Peru ganha a primeira com Gareca e embola Grupo C

PUBLICIDADE

Com um a mais durante boa parte da partida, após a expulsão do lateral Amorebieta, o Peru bateu a Venezuela por 1 a 0 na noite desta quinta-feira. O duelo, realizado na cidade de Valparaíso, foi dominado pelos comandados de Ricardo Gareca, que chegou ao seu primeiro triunfo à frente da seleção, durante a maior parte dos 90 minutos. A equipe só conseguiu marcar, no entanto, no meio da segunda etapa, quando Pizarro balançou as redes. O atacante Paolo Guerrero ainda recebeu seu segundo cartão amarelo e será desfalque na última rodada.

Com o triunfo, o Peru foi a três pontos na tabela, assim como as outras três seleções do Grupo C, e assumiu a vice-liderança. Por ter vencido o confronto direto, o Brasil fica à frente dos peruanos. A Vinotinto, por sua vez, perdeu a oportunidade de pelo menos empatar para roubar a ponta da chave e fica agora na terceira posição, à frente da Colômbia também por tê-la vencido na primeira rodada.

No último confronto do grupo, os peruanos desafiam James Rodríguez, Falcao García e companhia em Temuco, na tarde deste domingo. Já a Venezuela encara a Seleção Brasileira no sábado, em Santiago.

O jogo – Vislumbrando a possibilidade de assumir a liderança do Grupo C com uma vitória, a Venezuela começou tomando as iniciativas ofensivas e, já aos cinco minutos, teve uma grande chance de abrir o placar. Após cruzamento da esquerda, o atacante Salomón Rondón apareceu sozinho na cara de Gallese e conseguiu desviar a bola de canhota, mas o goleiro peruano teve reação rápida e fez a defesa.

Os minutos seguintes, no entanto, não seguiram a toada do início animador. Ambas as seleções erravam muitos passes no meio-campo e não demonstravam criatividade para armar boas tramas ofensivas. Enquanto o Peru ficava mais com a posse de bola, a Venezuela era mais incisiva e aproveitava todas as chances que tinha para cruzar na área adversária, mas sem sucesso.

Quatro minutos depois de dividir com defensor adversário e ficar caído sentindo muitas dores, Guerrero foi protagonista do lance capital da primeira etapa. Pelo lado direito do setor ofensivo, o atacante flamenguista sofreu falta de Amorebieta e, ao cair no campo, sofreu um pisão na coxa do lateral venezuelano, que foi expulso de forma direta pelo árbitro Raúl Orosco.

Com um defensor a menos, o treinador Noel Sanvicente precisou abrir mão do jogador mais criativo do seu meio-campo, Ronald Vargas, para ajustar o time promovendo a entrada de Cichero. Os minutos finais da etapa inicial, então, foram de domínio peruano, uma vez que a Vinotinto tinha dificuldades para articular jogadas.

O início do segundo tempo revelou a mesma falta de inspiração de ambas as equipes. Mas o domínio peruano ficou ainda mais evidente. Cruzando na área de Baroja de todos os lugares, o time comandado por Gareca ditava o ritmo do jogo e conseguia pressionar os adversários, mas não acertava o último passe.

A Venezuela, por sua vez, apostava em seu único atacante, Salomón Rondón, para escapar nos contragolpes e tentar marcar. Sozinho contra toda a defesa adversária, no entanto, o camisa 9 mal conseguia ficar em condições de concluir à meta. Por outro lado, as investidas do Peru começavam a ficar perigosas. Aos 21 minutos, Vargas recebeu pelo lado esquerdo da intermediária ofensiva e soltou uma bomba, quase acertando a meta defendida por Baroja.

Aos 23, Guerrero recebeu cartão amarelo por falta cometida no campo de ataque e, como era seu segundo, está suspenso para a partida contra a Colômbia. Três minutos depois, Pizarro enfim furou o bloqueio venezuelano. Após passe de Cueva desviado pela defesa vinotinto, o atacante dominou dentro da área e soltou uma bomba alta que, apesar de desviar na ponta dos dedos de Baroja, morreu no fundo da rede.

Buscando a reação, o treinador Noel Sanvicente tentou dar mais fôlego à Venezuela substituindo Arango por Josef Martínez. Pouco depois, trocou Seijas por Fedor, enquanto Gareca também mudou o Peru, promovendo a entrada de Hurtado no lugar de Cueva. Donos da posse de bola também nos últimos minutos, os peruanos só aguardaram o apito final para comemorar sua primeira vitória na competição, e também o primeiro triunfo sob o comando do treinador ex-palmeirense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Piloto mato-grossense conquista título Sprint da Turismo Nacional

Piloto de Cuiabá, Ernani Kuhn, conquistou o título Sprint...

Evento com lutas de MMA, muay thai e boxe será neste sábado em Sinop

O evento Rota de Colisão ‘Buscando Talentos’ acontece em...

CBF divulga ranking nacional de clubes com cinco de Mato Grosso entre os 200

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, ontem, o...

Atleta de Lucas fica em 1º lugar no Sul-Americano de Badminton no Chile

Lucas do Rio Verde foi muito bem representada no...
PUBLICIDADE