O Internacional perdeu de virada o clássico gaúcho contra o Juventude por 2 a 1, neste sábado, em Caxias do Sul, e ficou mais distante na luta pelo título do Campeonato Brasileiro.
A equipe colorada segue com 56 pontos e está a dez do líder Corinthians. Já o Juventude chegou aos 42 e segue buscando escapar das últimas posições da competição.
O Inter saiu na frente aos 23min da primeira etapa. O atacante Rafael Sóbis aproveitou sobra do zagueiro Antônio Carlos e chutou no canto esquerdo do goleiro Fabiano.
Aos 29min, a equipe do técnico Muricy Ramalho ficou com dez jogadores em campo. O volante Edinho atingiu o atacante Zé Carlos por trás e foi expulso pelo árbitro Alicio Pena Júnior.
O Juventude chegou ao empate aos 38min. Após cruzamento de Enílton, Zé Carlos aproveitou o vacilo da defesa do Inter e empatou a partida.
No entanto, a equipe de Caxias não aproveitou o bom momento e teve dois jogadores expulsos em seguida – Zé Carlos e Tucho.
Nos acréscimos, o Juventude seguiu a pressão, mesmo com um jogador a menos, e conseguiu um pênalti depois de o zagueiro Vinícius, também expulso, tirar a bola com a mão dentro da área.
Clemer, do Inter, adiantou-se e defendeu a primeira cobrança de Enílton, mas o atacante bateu melhor a segunda e decidiu o clássico gaúcho. Na terça-feira, o Inter joga contra o vice-líder Goiás, no Serra Dourada, enquanto o Juventude recebe o Flamengo, na quarta, em Caxias.
Jogo
O Juventude começou em alta rotação. Foram cinco minutos em que encurralou o Inter. Aos 5min, aliás, Fininho perdeu o gol ao adiantar a bola que recebera de Caíco.
Aos poucos, esse calor foi arrefecendo. Para conter a dupla Zé Carlos e Enilton, o volante Edinho se transformou em um zagueiro de sobra. E os laterais Ceará e Jorge Wagner viraram alas, marcando os lances mais à frente.
Com passes envolventes de Tinga, Ricardinho e Fernandão, o Inter se encorpou também no ataque. Perdeu o gol aos 17min, primeiro com Fernandão; no rebote do goleiro, Rafael Sobis chutou por cima. Mas não perdoou aos 23min, quando Ricardinho fez bela jogada pela direita, a zaga cabeceou para o meio da área e Rafael Sobis arrematou no ângulo esquerdo.
A equipe poderia ter aumentado aos 27min, numa jogada dos alas: Ceará cruzou e Jorge Wagner chutou alto.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Juventude reequilibrou as ações e levou algum perigo na bola alta.
No segundo tempo, o Juventude voltou. Antonio Carlos se adiantou e armou lances perigosos. Os alas Juliano e Fininho viraram pontas e armaram várias jogadas de linha fundo.
Aos 15min, Fininho concluiu uma boa trama, mas estava impedido por centímetros. Aos 18min, Enílton recebeu de Antonio Carlos e virou de esquerda rente ao poste. Zé Carlos, aos 20 e aos 26min, também levou perigo.
O Inter substituiu o cansado Ricardinho por Mossoró e logo depois teve o zagueiro Edinho expulso. E quase marcou o segundo aos 33min, em jogada pessoal de Rafael Sobis que o goleiro Fabiano aliviou.
Com um homem a mais, o Juventude diminuiu um pouco a pressão, mas continuou a dominar. E chegou ao empate aos 38min. Eniltou foi ao fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. Zé Carlos entrou de carrinho e fez 1 a 1.
Aos 39min, Tucho foi expulso e Zé Carlos também recebeu vermelho em seguida. No meio da reação, o Juventude ficou com nove.
O time perdeu um gol incrível com Marcelinho aos 44min. Vinicius salvou na risca com a mão um chute de Enilton aos 46min e foi expulso. Enilton bateu, e Clemer se adiantou e defendeu. Na nova cobrança, ele fez o gol da vitória.