Depois de sair atrás nos marcadores, o Grêmio conseguiu uma virada importante neste sábado e assumiu a quarta colocação do Campeonato Brasileiro após 31 rodadas disputadas. No Estádio Olímpico, o Tricolor gaúcho venceu o Goiás por 2 a 1, com gol do grandalhão Tuta, está cada vez mais próximo de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
Em situação complicada, o clube goiano amargou o 15º revés no Brasileirão 2007. A equipe do técnico Márcio Araújo está apenas a uma posição acima da zona do rebaixamento. Na próxima rodada, o clube esmeraldino recebe o Fluminense na tentativa de afastar o fantasma da degola. Já o Grêmio joga contra outro carioca, o Flamengo.
A dependência do Goiás às bolas paradas de Paulo Baier mostrou seu lado positivo logo no início do primeiro tempo. Aos oito minutos, o polivalente meio-campista cobrou escanteio da esquerda e encontrou o zagueiro Leonardo livre de marcação. O defensor não desperdiçou a cabeçada e silenciou a torcida presente em Porto Alegre.
Depois de um começo ruim, o Grêmio demorou para achar espaços na forte marcação impostas pelo adversário. Se com bola rolando estava difícil, os gaúchos também utilizaram a mesma arma do rival. Tcheco, aos 25 minutos da etapa inicial, bateu escanteio e o zagueirão Pereira testou firme, sem chances para o goleiro Harlei.
Antes do intervalo, os donos da casa quase marcaram o segundo gol. Após confusão dentro da área adversária, o meio-campista Diego Souza cortou dois marcadores e bateu cruzado, rente a trave esquerda do gol esmeraldino. O centroavante Tuta, em lance esquisito, deixou a bola passar e perdeu a oportunidade de empurrar para dentro.
Embalado pelo empate, o Grêmio foi para cima logo no começo da etapa complementar. A pressão, aliás, garantiu ao clube porto-alegrense a virada aos seis minutos, em bela jogada de Anderson Pico. O lateral invadiu a área rival e cruzou para Tuta, que desta vez, mesmo que sem jeito, conseguiu escorar para o fundo do gol.
A pequena vantagem no placar obrigou o Tricolor a manter a mesma pegada na partida. No entanto, os anfitriões não tiveram chances claras de gol e dependiam somente dos chutes de longa distância. O lateral Patrício, em rara subida ao ataque, arriscou de fora da área, mas o goleiro Harlei caiu para fazer firme defesa.
Antes do apito final, o Grêmio brincou de perder gols diante da desestruturada defesa do Goiás. Na melhor oportunidade, o centroavante Marcel recebeu livre dentro da área e tocou por cima. A bola caprichosamente bate na trave, para desespero do jogador que já comemorava o belo lance