PUBLICIDADE

Dante é recordista na seleção brasileira que disputa Copa América de vôlei em MT

PUBLICIDADE

Em seis edições da Copa América de Voleibol, nenhum brasileiro esteve mais em quadra que Dante – totaliza 21 partidas, sendo 18 vitórias e apenas três derrotas. O ponta jogou quatro edições da competição (99/2000/2001/2005), e pela quinta vez faz parte do time que brigará pelo tetracampeonato – o Brasil venceu em 98, 99 e 2001 – e, curiosamente, pelo primeiro título em casa. O ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, será o palco da Copa América 2008, entre os próximos dias 24 e 28, e poderá marcar a quebra desse jejum.

Os títulos do Brasil na Copa América foram conquistados em 98 e 2001 – ambos na Argentina, e em 99, nos Estados Unidos. Em 2000, na cidade paulista de São Bernardo, a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato ao ser superada por Cuba na final. Em 2005, em São Leopoldo (RS), e em Manaus (AM), no ano passado, perdeu a decisão para os Estados Unidos por 3 sets a 2.

Nesta terça-feira (16) ) os jogadores brasileiros chegaram em Saquarema, no Rio de Janeiro, onde funciona o Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV-S) para iniciar os treinamentos. Da equipe que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim e na Liga Mundial, o técnico Bernardinho chamou, além de Dante, o líbero Sérgio Escadinha, o meio-de-rede Rodrigão, o oposto André Nascimento, o ponta Murilo e o levantador Bruno.

Dante foi considerado o melhor jogador da Copa América em 2005. O jogador destacou a importância da competição este ano para o Brasil.

“Apesar de ser o último campeonato da seleção este ano, a Copa América será a primeira competição após a Olimpíada, e vai marcar o início de um novo ciclo”, ressaltou Dante, que analisou também a possibilidade de o Brasil cruzar na final com os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos e da Liga Mundial.

“É sempre um grande jogo. Os americanos são muito experientes e jogam nos erros do adversário. Mas temos que pensar primeiro no nosso time, e em procurar fazer nosso trabalho bem feito”, completou o jogador, que dois dias após a Copa América embarcará para a Rússia, onde se apresentará ao Dínamo, de Moscou, seu novo time.

Nesta primeira fase da competição, as seis equipes estarão divididas em dois grupos, e classificam-se para as semifinais as duas seleções mais bem colocadas de cada. Na chave A estão Estados Unidos, Cuba e Argentina. Na B, Brasil, Venezuela e México.

O Brasil estreará na quarta-feira (24) contra o México, enquanto os Estados Unidos jogarão com Cuba. No dia seguinte, a Venezuela será a adversária da seleção brasileira, e a equipe norte-americana se confrontará com os argentinos. Na sexta-feira, serão realizados dois jogos: Venezuela x México e Cuba x Argentina. As semifinais acontecerão no sábado. A final e a decisão de terceiro lugar serão disputadas no domingo .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Piloto mato-grossense conquista título Sprint da Turismo Nacional

Piloto de Cuiabá, Ernani Kuhn, conquistou o título Sprint...

Evento com lutas de MMA, muay thai e boxe será neste sábado em Sinop

O evento Rota de Colisão ‘Buscando Talentos’ acontece em...

CBF divulga ranking nacional de clubes com cinco de Mato Grosso entre os 200

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, ontem, o...

Atleta de Lucas fica em 1º lugar no Sul-Americano de Badminton no Chile

Lucas do Rio Verde foi muito bem representada no...
PUBLICIDADE