segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Cruzeiro goleia o Fortaleza pelo Brasileirão

PUBLICIDADE

O Fortaleza até que mostrou muita vontade, mas não foi capaz que suportar a pressão do Cruzeiro que venceu o confronto por 3 a 0, na tarde deste sábado, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense teve o goleiro Bosco expulso aos 38min da primeira etapa.

Os gols da Raposa foram marcados por Kelly e Diego, que fez dois, nos minutos finais. Com o resultado, os mineiros, que se recuperaram na competição, chegaram aos 27 pontos, subindo para a sexta colocação na tabela de classificação. Já os cearenses permaneceram com 21 pontos, na 13ª posição. Na próxima rodada, o time mineiro pega o Brasiliense, em Taguatinga, e a equipe cearense recebe o Figueirese, no Castelão.

O jogo – Disposto a se recuperar na competição, após o tropeço diante do Corinthians, no meio de semana, o Cruzeiro iniciou a partida tentando sufocar o Fortaleza. Logo no primeiro lance do jogo, o artilheiro Fred apareceu na cara do goleiro Bosco. Porém, a arbitragem marcou impedimento.

Vindo de vitória sobre o Juventude, a equipe cearense também tentava surpreender a Raposa. Para isso, buscava chegar ao gol de Fábio nos contra-ataques.

A partida era bem disputada, com as duas equipes buscando a abertura do placar. O time mineiro explorava mais o setor direito do campo, com Maurinho, Wagner e Fred. Aos 8min, o armador Wagner resolveu inverter seu posicionamento e desceu pela esquerda. Já dentro da área, recebeu lançamento e chutou de primeira. Bem colocado, o goleiro Bosco defendeu com o joelho. Aos 12min, foi a vez do time cearense dar o troco. Na velocidade, o mineiro Rinaldo, ex-América-MG, invadiu a área e chutou cruzado. Fábio teve que se esticar todo para fazer a defesa.

O jogo era aberto. Apesar de jogar na casa do adversário, o Fortaleza era abusado. Porém, a equipe cearense acabou pagando caro e cedo demais pela sua ousadia. Como saía para o ataque, abria espaços para as descidas do adversário. E foi justamente isso o que aconteceu. Aos 14min, Adriano fez boa jogada com Fred que deixou a bola passar para Kelly. O meia-atacante invadiu a área e chutou na saída do goleiro Bosco para fazer Cruzeiro 1 a 0.

Apesar de ter sofrido o gol, o Fortaleza não se abateu. A equipe cearense continuou buscando o ataque, merecendo até o gol de empate, apesar de continuar sofrendo os riscos dos contra-ataques. Em duas oportunidades, os cearenses quase conseguiram igualar o placar. Aos 24min, o velocista Rinaldo livrou-se da marcação e cruzou rasteiro para a área. Paulo Isidoro apareceu de surpresa e desviou. A bola passou com muito perigo, à direita do goleiro Fábio. Um minuto depois, o jovem Amaral, de apenas 17 anos, pegou a sobra de bola na área e chutou forte, obrigando Fábio a fazer grande defesa.

Mesmo com a pressão, a Raposa era muito perigosa nos contra-ataques. Se encaixasse uma jogada certa, poderia ampliar o marcador, já que o Fortaleza descia desordenadamente para o ataque. E contra-ataque mortal acabou acontecendo aos 38min. Maldonado roubou a bola no meio-campo e lançou para o atacante Fred. O atacante ganhou na velocidade, invadiu a área e foi derrubado por Bosco. O árbitro paulista Luiz Marcelo Cansian marcou pênalti e expulsou o goleiro, que era o último homem.

O próprio atacante foi para a cobrança, desta vez com o gol defendido por Albérico, que entrou no lugar de Rinaldo. E o novo goleiro já entrou mostrando que tem sorte. Na cobrança, o artilheiro do Brasileiro acertou a bola na trave esquerda não conseguindo ir para o intervalo com uma vantagem maior no placar.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram com a mesma formação. Porém, com dez jogadores em campo, o Fortaleza já não tinha a mesma disposição apresentada na etapa inicial. Para não deixar o Cruzeiro ampliar, a equipe cearense se posicionou mais na defesa e fortaleceu a marcação no meio, para tentar sair nos contra-ataques. Já o time mineiro, com a vantagem no placar, esperava os melhores momentos para descer ao ataque, sem comprometer o sistema defensivo.

Porém, o ritmo da partida caiu bastante. O Fortaleza, apesar de brigar bastante, não tinha forças para chegar com perigo ao gol de Fábio. Já o Cruzeiro, mesmo com um jogador a mais, não aproveitava as chances que conseguiu criar para ampliar o marcador. A equipe mineira abusa do direito de tocar passes para os lados no meio-campo. E, apesar da lentidão, as chances até que apareceram. Aos 14min, Wagner desceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Kelly. O meia-atacante, sozinho, cabeceou por cima do gol.

Sem inspiração na segunda etapa da partida, as duas equipes pareciam satisfeitas com o resultado. Somente um erro grotesco de alguma parte poderia proporcionar o gol do adversário. O técnico Hélio dos Anjos, mesmo com um jogador a menos, tentava, sem sucesso, empurrar seu time para o ataque. Pelo lado da Raposa, o técnico PC Gusmão gesticulava para o time tocar a bola com velocidade. Mas o treinador não era atendido, pois os jogadores insistiam em carregar a bola, sendo desarmados pela marcação na maior parte das vezes.

No final da partida, o Fortaleza quase conseguiu o gol de empate, que até seria justo, pela luta apresentada em campo. A equipe cearense jogou com um jogador a menos desde os 38min, da primeira etapa, segurando a pressão da Raposa. Aos 36min, Marcos Denner, que tinha acabado de entrar, passou pelo zagueiro Moisés e chutou forte. Fábio fez grande defesa, espalmando no canto esquerdo alto.

Como não conseguiu o empate, a equipe cearense sofreu o castigo. Em dois lances, o jovem Diego matou a partida. Primeiro, aos 38min, o atacante fez jogada individual pela esquerda, invadiu a área e chutou forte, no canto do goleiro Bosco. Depois, aos 40min, o atacante completou jogada iniciada por Fábio Santos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE