– O São Paulo conquistou uma importante vitória sobre o rival Corinthians na tarde deste domingo, em São José do Rio Preto, pelo Campeonato Brasileiro. Sem contar com o meia Danilo, poupado por Muricy Ramalho, o Tricolor arrancou a vitória por 3 a 1, de virada, sobre o Timão.
Com a derrota, o Alvinegro segue amargando o tabu de mais de três anos sem derrotar o time do Morumbi. O último resultado positivo do Corinthians sobre o rival aconteceu em 22 de março de 2003, pelo Paulistão. Neste domingo, o time do técnico Ademar Braga tentou esquecer a eliminação tumultuada na Copa Libertadores e começou melhor o jogo, abrindo o placar com Nilmar, aos 21 minutos do primeiro tempo.
No entanto, o Tricolor conseguiu empatar ainda na etapa inicial, aos 37, com um gol de Souza. Já os gols de Alex Dias e Lenilson saíram na segunda parte do jogo. Agora, o Tricolor volta suas atenções para a Libertadores.
O jogo:
O Corinthians tentou mostrar desde o início que não entrou em campo abalado pela eliminação na Copa Libertadores e, assim, impôs um ritmo rápido na partida. O São Paulo, por sua vez, fortaleceu a marcação no meio-campo e também apostou em jogadas de velocidade. No segundo minuto de jogo, Júnior cobrou escanteio da esquerda e André Dias subiu mais que a defesa alvinegra, mas a bola passou por cima do gol.
No lance seguinte, Nilmar fez jogada individual pela esquerda e passou para Marcelo Mattos dentro da área, mas o chute do volante saiu pela linha de fundo. Aos cinco, Rubens Júnior cruzou da esquerda na cabeça de Tevez, que exigiu boa defesa de Rogério Ceni. Em menos de 20 minutos de jogo, o Tricolor sofreu duas importantes baixas. O atacante Aloísio e o volante Josué sentiram contusão na coxa e precisaram deixar o campo, abrindo espaços para as entradas de Alex Dias e Ramalho.
O Tricolor assutou Silvio Luiz em chute de Souza da intermediária. A bola desviou em Betão e o arqueiro corintiano estava atento para efetuar a defesa. Aos 21, o Timão abriu o placar. Carlos Alberto ganhou da defesa e passou para Nilmar, que ganhou de Lugano na corrida e tocou na saída de Rogério Ceni. O Alvinegro teve a oportunidade de ampliar aos 28, quando Nilmar fez nova jogada individual e passou para Ricardinho, que limpou a marcação e chutou para defesa do goleiro.
Os corintianos ainda pediram um pênalti de André Dias sobre Marcelo Mattos em uma cobrança de escanteio. Ricardinho desperdiçou nova chance instantes depois. Depois de excelente lançamento de Tevez, o camisa 11 saiu livre na cara do gol, mas bateu em cima de Rogério.
O São Paulo respondeu logo em seguida. Lenilson desceu pela esquerda e fez o cruzamento para Júnior, que cabeceou por cima do travessão. Aos 37, o Tricolor chegou ao gol de empate. Souza passou por Rubens Júnior pela direita e mandou para a área. A bola ganhou efeito e Silvio Luiz ainda conseguiu tocar na bola, mas não impediu o gol.
A equipe de Muricy Ramalho teve a oportunidade de virar no lance seguinte. Lenilson passa por Marcos Vinícius e chuta forte, mas Silvio Luiz consegue mandar para escanteio. Nos minutos finais do primeiro tempo, André Dias também sentiu contusão na coxa e deixou o gramado para a entrada de Alex. Sem mais chances de gol, o primeiro tempo terminou com o empate.
O Corinthians voltou para a etapa final assustando o São Paulo. Carlos Alberto chutou forte cruzado e Nilmar tentou completar para o gol, mas mandou pela linha de fundo. Em seguida, Tevez recebeu na entrada da área e acertou o travessão de Rogério. Ainda no início do segundo tempo, Ademar Braga sacou Coelho para promover a entrada de Edson. Em seu primeiro lance, o lateral arrisca o chute da entrada da área e Rogério se estica para defender.
O São Paulo não se abateu e conseguiu virar o placar aos 24 minutos. Leandro acertou ótimo cruzamento para Alex Dias, que apareceu atrás da defesa e tocou para o gol. Aos 28, o Tricolor marcou o terceiro. Em novo cruzamento de Leandro, Lenilson subiu mais que a defesa para anotar o terceiro. Foi o primeiro gol do atleta com a camisa do clube.
O técnico Ademar Braga, então, tentou mudar a partida sacando Tevez e Ricardinho para as entradas de Rosinei e Roger. No entanto, as alterações não surtiram efeito. Nos minutos finais, Carlos Alberto ainda foi expulso depois de falta cometida em Alex.