Do jeito que o corintiano gosta. Foi assim, com dois jogadores a menos (Gustavo Nery e Wendel expulsos) e erros do árbitro contra o time brasileiro, que o Corinthians conseguiu vencer de maneira heróica a Universidad Católica (3 a 2) e praticamente garantir a vaga para a próxima fase da Copa Libertadores.
Nilmar (2) e Carlitos Tevez marcaram os gols corintianos. Carlos Alberto fez grande partida e mostrou para Roger que não devolverá a camisa de titular com facilidade. Com o resultado, o Corinthians chega a dez pontos e empata com o time chileno na liderança do grupo 4 (tem desvantagem apenas no saldo de gols).
O time brasileiro está perto da classificação e depende apenas das próprias forças contra o Deportivo Cali. no jogo do dia 19 de abril, no Pacaembu. No mesmo dia, o Tigres recebe a Católica, no México.
O jogo
Todos os medos corintianos viraram realidade logo no início do confronto. Johnny Herrera e Wendel deixaram Jorge Quinteros empurrá-los na área. O árbitro não viu a infração e a bola entrou, após cobrança de escanteio a dois minutos de jogo.
Tudo indicava para o fim precoce do Timão na Libertadores de 2006. O nervosismo dominou o elenco e os passes errados não ajudavam na criação das jogadas. O time chileno recuou demais antes da hora e só encaixou alguns contra-ataques.
Enfim, o Corinthians se acertou. Marcelo Mattos deu lançamento preciso para Carlitos Tevez. O argentino recebeu nas costas da zaga e teve calma para fazer o gol, aos 23 minutos.
Novamente confiante, o Corinthians cresceu e tentou pressionar. Aos 36 minutos, em contra-ataque puxado por Coelho, Carlitos fez toda a jogada e deu a bola para Nilmar, livre, virar o jogo.
A alegria corintiana, no entanto, durou muito pouco. Três minutos depois, Arrué cobrou falta que desviou em Marcelo Mattos. Johnny Herrera se perdeu com a mudança da trajetória da bola e permitiu o empate.
Após o intervalo, faltou calma ao Corinthians no retorno. Wendel sofreu uma falta na lateral, mas, de costas, reagiu levantando o braço. O auxiliar delatou a cotovelada e o zagueiro alvinegro acabou expulso no primeiro minuto do segundo tempo.
Mesmo com um homem a menos em campo, o Corinthians conseguiu o gol que precisava. Carlos Alberto mostrou porque colocou Roger no banco. Em uma jogada de muito talento, colocou Nilmar na cara do gol: 3 a 2.
A partida ficaria mais emocionante. Além das bolas espalmadas por Johnny Herrera, o árbitro erraria novamente. Marcelo Mattos levou cotovelada e os corintianos reclamaram. Gustavo Nery acabou expulso, deixando o Timão com dois a menos.
Mesmo em desvantagem numérica, Ademar Braga mexeu bem no time e segurou o resultado. Nilmar e Ricardinho, que estava sumido no jogo, deram lugar a Rubens Júnior e Xavier. A pressão foi grande, mas o Corinthians soube se recompor. Nos minutos finais, Renato substituiu Carlos Alberto, que estava cansado por ter mostrado muita raça em campo.