Ponte Preta e Corinthians farão, neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, um duelo direto e decisivo pela liderança do Campeonato Brasileiro e o “título” de campeão do primeiro turno. Na três últimas rodadas a Macaca, quarta colocada, indiretamente, manteve o Timão isolado na liderança, com 35 pontos, ao perder para Flamengo, Coritiba e Palmeiras. Desta vez, terá a chance de mostrar, na 20ª rodada, que ainda é um dos creditados a lutar pelo caneco até o fim da competição.
A situação do Corinthians também não é muito boa, já que não vence há dois jogos. O técnico do clube de Parque São Jorge, Márcio Bittencourt, não confirmou o time titular que iniciará o duelo em Campinas. Como Carlitos Tevez não treinou nesta sexta, o treinador alegou que prefere esperar a liberação do departamento médico para contar com o jogador.
Já com relação ao zagueiro Sebá, que cumpriu suspensão automática contra o Inter, a opção de não confirmar sua volta foi pessoal. ‘Ainda não me decidi entre o Marinho e o Sebá. Se o Tevez estiver bem essa é a única dúvida’, simplificou.
Confirmadíssimo no time, o meia Roger admitiu que os dois jogos sem vitória já começam a incomodar, e apontou a inteligência como arma para bater a Ponte e deixar Campinas com os três pontos na bagagem. ‘Ficar sem vencer incomoda um pouquinho, mas a gente é inteligente e sabe que São Caetano e Inter são adversários difíceis de serem batidos’, argumentou.
Para o goleiro pontepretano Lauro, confiante em relação ao confronto diante do Corinthians, a Macaca tem todas as condições de reverter a atual situação da equipe, mesmo contra o líder do Nacional. “É um confronto do primeiro (Corinthians) contra o quarto colocado (Ponte Preta), e quem sair vencedor pode terminar bem próximo da primeira posição no final do turno. Temos que fazer todo o nosso jogo para vencer”, admitiu o goleiro.
Quem quer se aproveitar deste confronto são os times do Goiás e Fluminense, respectivamente terceiro e quarto colocados na tabela. O Alviverde do Cerrado, que tem 33 pontos, joga também no domingo, contra o Flamengo, no Serra Dourada. O Tricolor das Laranjeiras, com 34 pontos, pega o Juventude, fora de casa, e, caso vença, Goiás e Corinthians percam ou empatem, assume a ponta isolada do campeonato.
Invicto há sete partidas, o Palmeiras entra em campo, neste sábado, contra o Internacional, no Parque Antártica, em um confronto direito da classificação, já que os times estão próximos (31 pontos do Colorado contra 28 do Verdão) e sonham ficar mais perto do líder Corinthians.
Na 11ª posição da classificação, o técnico Emerson Leão considera fundamental ao Palmeiras o jogo diante dos gaúchos para ficar em uma boa posição na classificação ao final do primeiro turno. ”O time deles tem uma qualidade que ninguém nega. Eles estão na nossa frente, por isso nos compete correr atrás deles”, afirmou.
Já no domingo, às 18h10 no estádio do Morumbi, o São Paulo pega o Fortaleza desesperado por uma reação no Campeonato Brasileiro. O Tricolor, que não vence há oito rodadas – perdeu para o Figueirense na última, está na 19ª posição da tabela, com apenas 18 pontos, primeiro entre os quatro candidatos aos descenso. Por sua vez, o Fortaleza, 13º com 27 pontos, briga por um lugar entre os times com vaga na Copa Sul-americana.
Hoje- 20ª rodada
16h00 Coritiba/PR x São Caetano/SP
16h00 Palmeiras/SP x Inter/RS
18h10 Paysandu/PA x Atlético/PR
Domingo
16h00 Figueirense/SC x Brasiliense/DF
16h00 Ponte Preta/SP x Corinthians/SP
16h00 Vasco/RJ x Atlético/MG
16h00 Cruzeiro/MG x Paraná/PR
16h00 Goiás/GO x Flamengo/RJ
18h10 Juventude/RS x Fluminense/RJ
18h10 São Paulo/SP x Fortaleza/CE
18h10 Botafogo/RJ x Santos/SP