Na partida de abertura da Copa América, a seleção do Peru foi mais eficiente que a seleção do Uruguai nesta terça-feira e venceu por 3 a 0, gols de Vallalta, Mariño e Guerrero, jogando na cidade de Mérida.
O resultado deixa a equipe na liderança do grupo A, que conta ainda com Bolívia e a anfitriã Venezuela. Na próxima rodada, o Peru pega a Venezuela e o Uruguai encara a Bolívia. Ambos os jogos acontecem no próximo dia 30, sábado, na cidade de San Cristóbal.
Os peruanos começaram o jogo com um pouco mais de posse de bola e arriscaram o primeiro chute aos sete minutos, quando Forlán recebeu passe pela direita e acabou mandando longe da meta.
O Uruguai não demorou para equilibrar as ações, mas nenhuma das suas equipes conseguia chegar perigosamente ao gol adversário. O time celeste só assustou o rival aos 19 minutos, em cobrança de escanteio que Rodriguez completou por cima do travessão.
A resposta do Peru veio aos 26. Pizarro arrancou pela intermediária, passou por um zagueiro e, quando entraria na área para finalizar, acabou desarmado por Godin. Na seqüência, porém, Villalta aproveitou a cobrança de escanteio para subir mais alto que Dario Rodriguez e abrir o placar.
Os comandados de Julio César Uribe poderiam ter ampliado aos 32 minutos, quando Pizarro recebeu na cara a cara com o goleiro e Carini levou a melhor. Na sobra, Guerrero aproveitou o gol vazio para marcar, mas a arbitragem anulou, provavelmente indicando impedimento de Pizarro.
A Celeste, então, resolveu jogar a bola e passou a freqüentar mais a intermediária adversária. No entanto, Forlan jogava muito isolado no ataque e o time não conseguia fazer sequer uma conclusão a gol. A única vez que isso aconteceu foi aos 45, em chute de longe de Estoyanoff que exigiu excelente defesa de Butrón.
O segundo tempo começou movimentado. A um minuto, Farfán arriscou de fora da área e obrigou Carini a fazer grande defesa. Aos dois foi o Uruguai que apareceu com perigo, em um lindo voleio de Sanchez que parou nas mãos de Butrón.
A partida era disputada. Aos sete minutos, Guerrero fez bom cruzamento na área, mas Pizarro chegou atrasado e não conseguiu empurrar para as redes. Um minuto depois, C. Rodríguez invadiu a área pela direita e o goleiro peruano precisou se atirar aos pés do jogador para evitar o empate.
A partir de então, o duelo voltou a ficar travado no meio-de-campo e cheio de faltas. A torcida só levantou outra vez aos 23 minutos, quando Mariño aproveitou contra-ataque e acertou um forte chute do bico da grande área para acertar o ângulo esquerdo de Carini e fazer 2 a 0.
Com dois gols de vantagem no placar, os peruanos passaram a administrar o resultado e jogar no erro do rival, que falhava muito nos passes e não mostrava poder de reação. O golpe final veio aos 43 minutos, quando Mendoza recebeu bom lançamento dentro da área e rolou para Guerrero balançar as redes.