segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Clubes tentam transformar Série C em pontos corridos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o calendário para o próximo ano, e não houve mudança. Na Série C, da qual faz parte o Luverdense. Alguns clubes pediram alteração no formato da disputa para pontos corridos, entretanto, a CBF deve manter o atual regulamento, com dois grupos de dez times, e mais as fases de quartas de final, semifinal e final. Serão 24 rodadas, contra 38 casos o outro sistema fosse aplicado.

Os times, no entanto, não desistiram. Liderados pelo Náutico, o bloco nordestino vai se reunir, hoje, em Maceió para discutir melhor o assunto, estarão presentes os dirigentes de Santa Cruz, ABC, Confiança e Botafogo-PB. “Nada está definido, até porque ainda não houve um conselho arbitral da Série C, e a gente entende que são os clubes que decidem a fórmula de disputa. O calendário divulgado pela CBF é apenas um esboço e ainda pode mudar. Já houve um avanço, já que agora a Série C só termina em outubro. Mas é preciso discutir ainda mais a fórmula para atender todos os clubes”, ressaltou Edno Mello, presidente do Náutico, ao Globo Esporte.

Com 11 times da região Norte-Nordeste já garantidos na Série C de 2019, há um consenso de que a fórmula de disputa precisaria mudar. Até porque esse número pode subir ainda mais. (Sampaio Corrêa, CRB e Paysandu estão neste momento na zona de rebaixamento da Série B). Neste ano, a solução encontrada foi mudar Cuiabá e Luverdense para o Grupo B, formado originalmente por representantes do Sul e do Sudeste. “Uma saída talvez fosse colocar os times do Norte no Grupo B, até porque a logística de deslocamentos para o Nordeste ou Sudeste é muito parecida. Mas um grupo formado só por nordestinos seria muito difícil. É algo que precisamos conversar mais para não prejudicar ninguém”, declarou Hyago França, presidente do Confiança.

A CBF ainda não tem uma posição oficial sobre o regulamento do próximo ano, o que deve ser decidido pelos clubes. Mas, ao divulgar que o campeonato começa no dia 28 de abril e termina no dia 6 de outubro, com 24 rodadas, a tendência é mesmo manter a fórmula atual.

Havia um pedido formal da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) para que a Terceirona fosse disputada em pontos corridos, possibilitando assim um calendário mais cheio para os jogadores. Mas o fator econômico é um entrave. O sistema de todos contra todos requer elencos maiores, mais viagens e, por via de consequência, mais gastos. Por isso, para viabilizar um novo regulamento, haveria que existir uma contrapartida financeira da CBF – essa negociação não andou a ponto de viabilizar a mudança já para o próximo ano.

O presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, Felipe Augusto Leite criticou a situação do calendário brasileiro. Em abril deste ano, a entidade informou ter enviado um ofício à CBF para que a Série C fosse feita nos moldes das Séries A e B, até o final de novembro. A situação se agrava com a Série D, que apesar de reunir mais clubes (68), termina mais cedo.

No calendário divulgado nesta quarta-feira, os eliminados na primeira fase da Série C de 2019 estarão em atividade até o dia 18 de agosto. Na Série D, boa parte dos clubes estarão sem calendário no dia 9 de junho, quando vai se encerrar a primeira fase.

O fato é que a mudança do regulamento parece ser uma questão de tempo. A própria CBF deixou claro que mudanças mais radicais serão adotadas no calendário de 2020, e isso poderia contemplar a Série C. Se isso acontecer, a terceira divisão pode dar um salto de qualidade e garantir para clubes e jogadores um calendário mais racional, reduzindo os meses de desemprego.

Os clubes que já estão garantidos para a disputa da Série C 2019, são: Ferroviário – CE, Treze da Paraíba –PB, Imperatriz – MA, ABC -RN, Globo –RN, Remo –PA, Santa Cruz –PE, Náutico –PE,

Botafogo –PB, Confiança –SE, Atlético –AC, São José –RS, Ypiranga –RS, Volta Redonda –RJ, Tombense –MG e Luverdense –MT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE