O ciclismo de Mato Grosso fecha o ano de 2008, com a sétima posição por Estado, também destacamos a equipe SER Cidade Verde. Equipe amadora de ciclismo de Cuiabá, que ficou atrás somente das equipes de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná Goiás e Amapá. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) finalizou ontem todos os pontos de 2008.
A modalidade terá para 2009 mais três atletas no programa do Projeto Bolsa Atleta do Governo do Estado de Mato Grosso. Na modalidade do Mountain Bike, Elber dos Santos terminou o certame nacional na 6ª posição na categoria Máster 34-39, Walison Barbosa, que subiu no podium na terceira posição, terminou o ano de 2008 na quarta posição final na categoria Sub-23.
Na modalidade do ciclismo olímpico, Danilo Monteiro terminou o ano como vice-campeão da categoria Sub-30. Manoel Lima destaca o atleta Walison Barbosa, que já foi campeão brasileiro em 2006 na categoria Júnior e buscava muito ser incluído no projeto do Governo do Estado de Mato Grosso. Lima cita que Barbosa é um atleta de ponta, que porém sempre teve sua situação complicada pela falta de apoio.
Agora com ele incluído no programa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Mato Grosso, com certeza teremos um campeão nacional de MTB (fora de estrada) e também de ciclismo olímpico em 2009. Lima cita que este atleta é ótimo em ambas as modalidades. Em sua primeira competição de ciclismo olímpico (asfalto, rodovia aberta), que foi uma etapa do ranking nacional, simplesmente ele venceu a prova ciclística. Manoel Lima cita ainda que o esporte do pedal tem ótimos valores nas categorias Juvenil e Júnior e que se tivermos um apoio melhor, com certeza Mato Grosso terá atletas campeão nacional em 2009.
Lima destaca que todo esse sucesso da modalidade em 2008, teve apoio fundamental do Governo do Estado de Mato Grosso, de algumas Prefeituras e também da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, nas competições de resistência. O verdadeiro ciclismo é disputado em estrada aberta. A Polícia de Mato Groso não mede esforços para proporciona aos atletas e demais organizadores a segurança devida em todas as competições ciclistas da FMTC.