A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou há pouco, que o técnico Dorival Júnior será apresentado amanhã, às 15h (de Brasília), como novo treinador da Seleção Brasileira. A entrevista coletiva acontecerá na sede da CBF, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Dorival Júnior assinou contrato válido até a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos EUA, Canadá e México. A missão do treinador é classificar a Seleção Brasileira para o Mundial e também tentar conquistar a Copa América deste ano, nos EUA, que vai receber o evento entre os dias 20 de junho e 14 de julho.
O Brasil ocupa apenas a sexta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Os seis primeiros garantem vaga no Mundial, enquanto o sétimo colocado disputará uma repescagem. Com duas vitórias, um empate e três derrotas nos primeiros seis jogos, o time canarinho precisa reagir.
Dorival Júnior aceitou o convite de Ednaldo Rodrigues após ele reassumir a presidência da CBF graças à liminar concedida pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Com o seu retorno ao cargo, a entidade pôde enviar a lista de inscritos para o Torneio Pré-Olímpico. O desligamento do técnico interino Fernando Diniz também foi uma das primeiras ações do dirigente.
Dorival Júnior já era cogitado para assumir a Seleção Brasileira ao fim de 2022, quando conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores com o Flamengo. Na ocasião, entretanto, Ednaldo Rodrigues preferiu apostar na possibilidade de contratar Carlo Ancelotti, escolhendo Fernando Diniz para o cargo até o treinador italiano encerrar seu vínculo com o Real Madrid, algo que acabou não acontecendo.
Após pouco menos de nove meses à frente do São Paulo, Dorival Júnior decidiu deixar o clube logo no segundo dia de pré-temporada. Seu filho e auxiliar, Lucas Silvestre, permaneceu no Tricolor para seguir com os trabalhos no CT da Barra Funda até a diretoria contratar um novo treinador. Assim que isso acontecer, ele e o também auxiliar Pedro Sotero se juntarão ao novo técnico da Seleção Brasileira.