A segunda divisão do campeonato mato-grossense de futebol, no segundo semestre deste ano, vai promover o acesso do campeão e vice para o estadual da primeira divisão no ano que vem. A Federação Mato-Grossense de Futebol confirmou que, em 2012 não vai ter a segundona e a intenção é promover a primeira divisão de 2014 (quando Cuiab;á sedia um dos grupos da Copa do Mundo) com apenas 10 equipes. A partir de então subirão duas equipes da segunda e duas da primeira serão rebaixadas, a cada ano.
O presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol, Carlos Orione, acredita que a Copa Mato Grosso, que também será no segundo semestre deste ano, será uma das mais disputadas. "A CBF confirmou que não promoverá mais o brasileiro da Série D, a partir do ano que vem. Com isso, a única chance que os clubes de Mato Grosso têm de disputar uma competição a nível nacional, é vencer a Copa Mato Grosso e garantir uma vaga na Copa do Brasil, do ano seguinte. Por esse motivo acreditamos que a Copa Mato Grosso será muito valorizada pelos clubes", disse Orione.
No lugar da Série D, a CBF já sinalizou com a possibilidade de reativar os torneios estaduais, onde o campeão de cada região garantiria vaga para a Série C (este ano disputada novamente pelo Luverdense). Os clubes de Mato Grosso participariam no torneio Centro-Oeste, com equipes, de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.