segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Brasileiro: primeiro confronto entre Flamengo e Vasco será hoje

PUBLICIDADE

Apesar de válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo entre Flamengo e Vasco, marcado para este domingo, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, será o primeiro confronto entre as duas equipes na competição deste ano. Isso porque, devido aos Jogos Pan-americanos, o duelo do primeiro turno foi adiado para o dia 18 de outubro, o que gerou a revolta dos vascaínos, que queriam ter jogado em São Januário no primeiro semestre. O fato só aumentou a rivalidade histórica entre rubro-negros e cruzmaltinos.

Neste domingo, o jogo continua sendo de muita importância, como sempre aconteceu na história centenária das duas equipes. Porém, o objetivo dos clubes na luta pela vitória é bem diferente. Com 39 pontos, os vascaínos querem voltar a figurar na zona de classificação para a Copa Libertadores. Já os flamenguistas, com sete pontos a menos, planejam fugir da zona de rebaixamento.

Joel Santana, técnico do Flamengo, já participou várias vezes do clássico, pelos dois lados, e sabe que sair de campo vitorioso é muito complicado. Para ele não basta apenas ter um bom desempenho técnico e tático dentro das quatro linhas, mas também exibir uma raça fora do comum.

”Clássico entre Flamengo e Vasco não se ganha apenas com tática e técnica. Elas também são importantes, mas é necessário colocar raça e coração dentro de campo, acreditar em lances perdidos e ir sempre na bola. Calma e tranqüilidade são fundamentais. Frieza na hora de decidir”, analisou Joel Santana.

O pensamento do outro lado do campo é o mesmo. O técnico Celso Roth participa pela primeira da história do clássico pelo lado vascaíno e já percebeu que a realidade deste confronto é bem diferente das demais. Em 2005, treinando o Flamengo, ele superou o rival por 1 a 0.

“Percebi que, aqui no Vasco da Gama, este é jogo é completamente diferente dos demais e quem me mostrou isso foi o presidente Eurico Miranda. Trata-se de um título à parte que está sendo disputado e é como se fosse uma grande decisão”, disse Roth.

Os jogadores também não escondem que a motivação para uma partida como esta é sempre diferente. “Mesmo se fosse um jogo apenas para cumprir tabela, o interesse seria grande. Já joguei dos dois lados e sei que é sempre muito bom deixar o campo com os três pontos”, disse o lateral-direito Léo Moura.

Pensamento parecido tem o atacante vascaíno Leandro Amaral. Para ele, ganhar do Flamengo é importante para dar ânimo novo ao time. “Perdemos para o São Paulo num jogo em que merecíamos melhor sorte. Foi um resultado que a gente não esperava. Por isso, ganhar do Flamengo é de fundamental importância, pois precisaremos voltar a embalar na competição e ganhar moral”, analisou Leandro.

As duas equipes têm problemas para esse clássico. Joel Santana sofre mais, pois não poderá contar com o zagueiro Fábio Luciano, vetado com dores na coxa esquerda, os meias Ibson, com dores no tornozelo direito, e Roger, que continua recuperando a forma física, e os atacantes Maxi, estiramento na coxa esquerda, e Souza, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Celso Roth não terá o zagueiro Vilson e o volante Amaral, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo diante do São Paulo. Com isso, o argentino Emiliano Dudar reaparece na zaga e Perdigão no meio-de-campo. Tentando fortalecer a marcação, o treinador optou ainda pela entrada de Roberto Lopes na vaga de Andrade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE