PUBLICIDADE

Brasileiro Felipe Massa vence o GP da Turquia de Fórmula 1

PUBLICIDADE

Após quase dois anos, o automobilismo brasileiro voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio na F-1. O responsável pela façanha foi Felipe Massa (Ferrari), que venceu de ponta a ponta a etapa da Turquia, disputada neste domingo, no circuito de Istambul.

A última vitória brasileira na principal categoria do automobilismo mundial havia ocorrido no dia 26 de setembro, quando Rubens Barrichello, ainda piloto da Ferrari, venceu a etapa da China.

Massa foi o sexto brasileiro a conquistar uma vitória na F-1 –os outros foram Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Rubens Barrichello.

Com o seu primeiro triunfo no Mundial, Massa fecha com brilhantismo um final de semana que foi responsável por encerrar dois longos jejuns brasileiros dentro da categoria.

No sábado, fez o melhor tempo classificatório, sendo também o primeiro de sua carreira. A pole position não era alcançada desde o GP do Brasil, em 2004, também com Rubens Barrichello.

Enquanto Massa brilhou na prova da Turquia, seu companheiro de equipe, o alemão Michael Schumacher, viu aumentar sua distância para o atual líder da temporada, o espanhol Fernando Alonso (Renault).

Schumacher terminou a prova na terceira colocação, enquanto Alonso ficou em segundo. Com isso, a diferença, que antes da prova era de dez pontos, subiu para 12 –108 para Alonso contra 96 do alemão. Massa está em terceiro, com 62 pontos.

O resultado só não foi melhor para a Ferrari por causa de um erro de estratégia na 13ª volta, com a entrada do safety-car –o carro de Vitantonio Liuzzi ficou atravessado em uma curva, em local perigoso.

A escuderia italiana mandou seus dois pilotos, Felipe Massa e Michael Schumacher, entrarem juntos nos boxes. Alonso também aproveitou a bandeira amarela e parou. Só que na confusão da Ferrari, o espanhol voltou à frente de Schumacher.

A partir daí, Massa se manteve em primeiro lugar, sem ser incomodado por Fernando Alonso. Porém, Schumacher, que esperava se aproximar ainda mais da liderança do Mundial, não conseguiu ultrapassar o espanhol.

O alemão pressionou muito nas últimas voltas, mas o atual campeão mundial da categoria suportou uma enorme pressão durante quase 20 voltas, assegurando a segunda colocação.

Outro brasileiro, Rubens Barrichello fez uma corrida de recuperação. Saiu em 13º e terminou em oitavo, conquistando mais um ponto –soma 22 pontos na classificação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...

Após deixar o Cuiabá, Jonathan Cafú assina com o Botafogo-SP

Ex-Cuiabá, Jonathan Cafú foi anunciado ontem como novo reforço...

Tiarinha é confirmado como 4º reforço do Sport Sinop

O atacante Cleberson Tiarinha estará no plantel do Sport...

Luverdense promove lateral-direito do Sub-20 para time principal

O Luverdense Esporte Clube oficializou a contratação do lateral-direito...
PUBLICIDADE