Não foi como a torcida alvinegra esperava mas o Botafogo conseguiu a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil ao empatar com o Coritiba por 3 a 3 em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã. No jogo de ida em Curitiba, o Botafogo venceu por 1 a 0.
O resultado acabou premiando o esforço do Coritiba que, mergulhado numa crise, ignorou o favoritismo do Botafogo e jogou de igual para igual. Já o alvinegro carioca esteve abaixo do que vem produzindo no campeonato estadual e teve muita dificuldade para garantir a passagem para a próxima fase da competição nacional. No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Flamengo no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca.
O Botafogo começou a partida dando a impressão de que não teria problemas para liquidar o adversário e esta impressão ficou mais forte aos quatro minutos quando o time carioca abriu o marcador através de Túlio que aproveitou um cruzamento e uma saída defeituosa do goleiro Artur. O time alvinegro seguiu pressionando e Dodô, aos oito minutos, exigiu grande defesa de Artur.
A partir dos dez minutos, a equipe paranaense reduziu o ritmo e o Coritiba passou a pressionar em busca do empate. Aos 19 minutos, Pedro Ken tabela com Henrique Dias e chuta forte para grande defesa de Júlio César. Aos 24, o time paranaense chegou ao empate através de Túlio que recebeu um passe de Henrique Dias entre os zagueiros e chutou para marcar.
Três minutos depois, Rafael Marques que não jogava há vários jogos, cometeu pênalti sobre Daniel Cruz. Os jogadores do Botafogo reclamaram bastante da marcação e o pênalti só foi cobrado e convertido por Henrique Dias aos 33 minutos.
Apoiado pela torcida, o Botafogo pressionou em busca do empate e acabou alcançando seu objetivo aos 41 minutos quando Lúcio Flávio aproveitou uma bonita jogada de Dodô para definir o placar do primeiro tempo. Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Botafogo mostrava um pouco mais de agressividade enquanto a equipe paranaense abusava das faltas para tentar conter o ímpeto da equipe carioca.
Aos 13 minutos, Diguinho foi derrubado dentro da área. Pênalti que o artilheiro Dodô cobrou dois minutos depois para colocar o Botafogo outra vez na frente. O Coritiba não se intimidou e chegou novamente ao empate aos 23 minutos com Henrique Dias que aproveitou a desatenção dos zagueiros cariocas para marcar. Com o jogo empatado, a partida ficou aberta porque os dois times passaram a atacar em busca do quarto gol, proporcionando lances de emoção para o bom público presente ao Maracanã.
A partir dos 30 minutos, a partida caiu de rítmo principalmente por causa do Botafogo que parecia sentir o desgaste dos jogos importantes seguidos. Cuca colocou o volante Juca tirando o meia Lúcio Flávio e desistiu de qualquer pretensão ofensiva, se preocupando apenas em garantir o resultado que lhe garantiu a classificação.