Fortaleza derrotou o Botafogo, neste domingo, de virada por 3 a 1 no estádio Castelão e, de quebra, pôs fim ao tabu de nunca ter vencido o time carioca em partida oficiais. As duas equipes haviam se enfrentado em nove ocasiões e o Alvinegro tinha ampla vantagem: seis vitórias e três empates.
A vitória coloca o time comandado pelo técnico Hélio dos Anjos na 14ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos. Antes ameaçado pelo rebaixamento, o Tricolor de Aço passa a cogitar a possibilidade de brigar por um lugar entre os classificados para a Copa Sul-americana.
Já pelos lados do time de General Severiano, a situação vai ficando mais complicada a cada jogo. A equipe treinada por Péricles Chamusca, que chegou a liderar a competição, não vence há três rodadas e continua com 32 pontos na classificação, em nono lugar.
O jogo – Empurrado por sua torcida, o Fortaleza partiu para cima do adversário com jogadas em velocidade. No entanto, o clube cearense foi surpreendido com um gol botafoguense aos 19 minutos do primeiro tempo.
O atacante Reinaldo recebeu passe no lado esquerdo, ajeitou na área e bateu cruzado para o meio. Seu companheiro de frente, Alex Alves, apareceu no miolo e completou para o gol, sem defesa para o goleiro Bosco.
Apesar da desvantagem, os donos da casa não se abateram e conseguiram igualar a situação. Aos 28 minutos, em contra-golpe, Rinaldo recebeu lançamento na esquerda e tocou para trás. A bola encontrou Marquinhos, que chutou forte e cruzado. O arqueiro do Fogão, Max, só ficou olhando.
Disposto a alterar o panorama do confronto, o Fortaleza voltou dos vestiários para o segundo tempo, novamente, com maior força no ataque do que a representação do Rio de Janeiro. O resultado não demorou muito a aparecer.
Logo aos sete minutos da etapa complementar, em mais um contra-ataque cearense, Lúcio partiu para cima pelo lado esquerdo fez um cruzamento na área. O atacante Rinaldo apareceu e completou para as redes. O placar foi definido aos 35 minutos, com Ronaldo Angelim chutando de primeira, após cobrança de escanteio, da entrada da área.