O Botafogo manteve os 100% de aproveitamento da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, ao golear o Duque de Caxias por 4 a 1 na noite desta quinta-feira no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, pela terceira rodada. Com o resultado o Glorioso chegou aos nove pontos, mas a liderança segue nas mãos do Vasco por causa dos critérios de desempate. Já o time da Baixada Fluminense segue com três pontos no Grupo A, mas ainda não ameaçado de rebaixamento. André Luiz, Lucio Flavio, Alessandro e Édson marcaram os gols dos vencedores, enquanto Madson descontou.
O jogo começou com o Botafogo melhor em campo, dominando as ações. Porém o time insistia muito nas jogadas pelo meio, o que era facilmente neutralizado pela defesa do Duque de Caxias, que abusava da retranca. Com isso os lances de bola parada eram as principais armas do Glorioso, que quase abriu o marcador aos quatro minutos. Jorge Henrique cobrou escanteio rapidamente, a zaga adversária estava desatenta e Wellington Paulista cabeceou para fora.
Porém a defesa do Duque de Caxias só resistiu até os 17 minutos, quando o Botafogo abriu o marcador. Lucio Flavio cobrou falta, Édson cabeceou para o meio da área e André Luiz escorou para o fundo do gol. O lance acordou os visitantes, que quase empataram dois minutos depois. Geovani bateu escanteio, Viola desviou e Tinoco cabeceou para fora.
Um detalhe curioso do jogo era a rapidez com que o Botafogo batia suas faltas e principalmente escanteios, com os gândulas sendo orientados a colocar a bola já na marca da cobrança de corner. Num lance desses quase o time alvinegro ampliou aos 22 minutos. Lucio Flavio bateu escanteio rapidamente e Wellington Paulista cabeceou para a defesa do goleiro Thiago.
A situação do Duque de Caxias se complicou ainda mais aos 28 minutos, quando Marcelo Cardoso foi expulso por agredir, fora do lance, Wellington Paulista. Apesar disso a equipe da Baixada Fluminense quase empatou aos 34. Eduardo fez boa jogada pela direita, cruzou rasteiro, Alan chutou e a bola desviou em Édson e saiu. Sorte botafoguense, pois o goleiro Castillo estava batido no lance.
Nos minutos finais do primeiro tempo o Duque de Caxias se fechou ainda mais, porém não impedia as boas jogadas botafoguenses. Aos 36 minutos Alessandro cruzou e Triguinho cabeceou para fora, com perigo. Neste cenário o segundo gol do Glorioso era questão de tempo e ele saiu aos 44. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Lucio Flavio foi levando a bola para o meio e soltou a bomba para marcar um golaço.
Mesmo com a vantagem construída no primeiro tempo o Botafogo voltou para a etapa final pressionando. Logo no primeiro minuto Zé Carlos cruzou e Wellington Paulista desviou com perigo para fora. Cinco minutos depois Alessandro cruzou, Zé Carlos escorou e Wellington Paulista desviou para fora. Aos 14 minutos foi a vez de o goleiro do Duque de Caxias defender um chute de fora da área de Lucio Flavio.
De tanto insistir o Botafogo chegou ao terceiro gol aos 17 minutos. Após contra-ataque, Lucio Flavio acionou Alessandro pela direita. O lateral penetrou na área e, com um toque leve, encobriu o goleiro. Seis minutos depois o Duque de Caxias perdeu mais um homem expulso. Alessandro, que já tinha cartão amarelo, parou com falta contra-ataque de Jorge Henrique e foi advertido com o vermelho.
Aó o jogo virou ataque contra defesa. Melhor para o Glorioso, que ampliou aos 30 minutos. Lucio Flavio cobrou escanteio e Édson cabeceou para o fundo do gol. O Duque de Caxias conseguiu descontar aos 34 minutos. A zaga do Botafogo falhou, Madson recebeu no meio da zaga e completou para o fundo do gol. Depois disso o Botafogo teve algumas oportunidades de ampliar, mas se contentou com os 4 a 1.
As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo. O Duque de Caxias recebe a Cabofriense às 15h(de Brasília) na Baixada Fluminense. Um pouco mais tarde, às 18h10min(de Brasília), o Botafogo reencontra o Flamengo, no Maracanã.