Num jogo muito prejudicado pelo calor, Botafogo e Corinthians empataram sem gols na tarde deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi bom para os cariocas, que chegaram aos 51 pontos e se garantiram matematicamente na Copa Sul-Americana de 2007.
O Timão, com um ponto a menos, também está perto do torneio continental e, para isso, precisa de mais um simples empate. Na última rodada, no próximo domingo, às 16h(de Brasília), o Botafogo visita o Cruzeiro, em Minas Gerais, enquanto o Corinthians recebe o Juventude em São Paulo (SP). O fato curioso do jogo é que o volante Claiton, que está negociando com o Flamengo, foi vaiado pela torcida botafoguense sempre que tocou na bola.
Com as duas equipes tendo como única meta confirmar a vaga na próxima Copa Sul-Americana o jogo teve um início franco e aberto. Logo aos oito minutos o Botafogo teve a primeira chance. Lucio Flavio acionou Wando que, na entrada da área, chutou à direita do goleiro Marcelo. Aos 17 foi a vez de Lucio Flavio cruzar e Scheidt cabecear para fora.
O Corinthians também tentava ser ofensivo, mas tinha sérios problemas no seu setor de criação, o que forçava Amoroso a recuar para buscar o jogo e deixava a equipe sem referência na frente. Melhor para os botafoguenses, que continuavam mais perigosos e quase abriram o marcador aos 22 minutos.Junior Cesar cruzou, Lucio Flavio bateu de primeira, a bola desviou na zaga e o goleiro Marcelo teve que fazer grande defesa.
A partida estava sendo disputada sob um calor superior a 40 graus e isso gerou um fato inusitado. Aos 30 minutos o árbitro Evandro Roman interrompeu a partida e mandou os atletas beberem água para se hidratarem. A última chance da primeira etapa foi aos 44 minutos, quando Zé Roberto, em jogada individual, penetrou na área e chutou cruzado para o goleiro defender.
O segundo tempo começou com o Corinthians pressionando e perdendo as primeiras chances. Aos quatro minutos, Fágner cruzou e Rafael Moura cabeceou para fora. Aos 15 foi a vez de Rosinei chutar sobre o gol. A equipe botafoguense chegou com perigo pela primeira vez aos 17, quando Wando dominou na entrada da área e chutou para fora.
Com o calor que insistia em prejudicar a partida, o ritmo dos dois times caía visivelmente. Os lances de perigo começaram a se limitar a jogadas de bola parada. Aos 21 minutos, Marcelo Mattos cobrou falta para fora. Sete minutos depois foi a vez de Magrão, em outra falta, fazer a bola raspar o travessão.
Nos minutos finais a pressão foi do Botafogo, que perdeu duas boas chances. Aps 32 minutos, Zé Roberto recebeu de Juca e chutou sobre o gol de Marcelo. Já nos acréscimos Juninho cobrou falta sobre o gol. Com tanta falta de pontaria o empate sem gols acabou sendo justo.