quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Botafogo decide Taça Guanabara com Resende

PUBLICIDADE

A decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, será disputada neste domingo, às 16h(de Brasília), quando o Botafogo tenta confirmar seu favoritismo derrotando o azarão Resende no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O Glorioso, que se classificou para essa final tendo superado o Fluminense por 1 a 0, já conquistou a Taça GB por quatro vezes e quer ter mais tranquilidade nos próximos meses, uma vez que o ganhador deste domingo estará automaticamente assegurado na final do Estadual. A zebra da competição passeou no Maracanã no sábado de carnaval, quando eliminou o Flamengo com um triunfo por 3 a 1. A centenária equipe do interior fluminense nunca participou de um jogo tão importante em sua história. No duelo deste domingo, caso o empate persista ao fim de noventa minutos, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Ney Franco, técnico do Botafogo, tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores para evitar que eles se deixem levar por um clima de euforia exagerado, já que o favoritismo está recaindo todo nas costas do Glorioso. O treinador tem mostrado que a história do futebol é rica em equipes de menor expressão que surpreenderam em decisões e por isso quer o máximo de seriedade diante do Resende.

“Não podemos cair na armadilha de acreditar que a conquista do título é certa, pois se isso acontecer vamos acabar pagando muito caro. O Resende tem um time de qualidade, que marca muito forte e por isso está nesta decisão. Merece todo o nosso respeito, até porque no futebol tem sido comum ultimamente as equipes de menor expressão aprontarem em jogos decisivos. O que aconteceu com o Flamengo no sábado passado deve servir de alerta para todos nós”, afirmou Ney Franco.

Os jogadores do Botafogo entendem que o treinador está trabalhando no sentido correto, alertando principalmente os mais jovens do plantel sobre o risco da euforia exagerada. Porém os mais experientes do elenco sabem que não há como fugir do favoritismo no jogo deste domingo e por isso entendem que a melhor maneira de lidar com essa situação é focar no trabalho e na concentração.

“O Botafogo é um grande clube e por isso sempre vai ser favorito. Isso porém se tornou mais evidente nesta decisão. Mas confirmar esse favoritismo vai depender da nossa postura dentro de campo, pois o Resende não vai querer ceder o título com facilidade. Vamos precisar desde o primeiro minuto tentar nos impor em campo, jogando como time grande e sem dar chances ao nosso adversário”, disse o atacante Reinaldo.

Para esta partida o Botafogo vai continuar sem seu artilheiro. Víctor Simões ainda não se recuperou de um estiramento muscular na coxa esquerda e fica de fora. Com isso o treinador vai repetir a formação que derrotou o Fluminense.

Pelo lado do Resende, o técnico Antônio Carlos Roy tem se mostrado muito otimista quanto as chances de sua equipe sair de campo com a vitória. Para ele o segredo é repetir o que foi feito contra o Flamengo.

– Se conseguirmos encaixar a nossa marcação como fizemos na partida contra o Flamengo acho que o Resende tem boas chances de sair do Maracanã com uma vitória no domingo. O nosso pensamento está focado no Botafogo, na qualidade de seus jogadores e na sua maneira de atuar. Por isso que estou muito otimista – disse Roy.

A equipe para a decisão está definida. O zagueiro Leandro, que foi expulso na vitória ssobre o Flamengo, vai ter que cumprir suspensão e dará a sua vaga para outro veterano, Márcio Costa, que já defendeu Flamengo e Fluminense. Ele vai formar o trio defensivo com Naílton e Breno. O volante Vinícius volta a ficar à disposição, porém como o time foi bem contra o Flamengo o atleta, que cumpriu suspensão diante do Rubro-Negro, deverá ficar no banco de reservas.

Recuperado de lesão, o veterano atacante Viola é outra opção para a reserva. Márcio Costa, de 37 anos, dá a receita para a vitória.

– Já conquistei títulos importantes e para mim esse tipo de jogo não tem mistério. Apenas com muita disciplina tática que vamos conseguir superar o Botafogo – ensinou o veterano.

MAIS DECISÃO: Na preliminar da final da Taça Guanabara, às 13h30min(de Brasília), Americano e Mesquita vão decidir o título da Taça Moisés de Andrade, torneio criado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e disputado pelos melhores colocados da Taça GB que não alcançaram a vaga nas semifinais. O Cano se classificou ao empatar sem gols com o Macaé e vencer nos pênaltis. Já o Mesquita passou pela Cabofriense por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

RESENDE X BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 1 de março de 2009 (Domingo)

Horário: 16h(de Brasília)

Árbitro: João Batista Arruda (RJ)

Assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Wagner dos Santos (RJ)

Resende: Cléber, Márcio Costa, Naílton e Breno; Bruno Leite, Márcio Gomes, Fred, Marquinhos, Fabiano e Léo; Bruno Meneghel. Técnico: Antônio Carlos Roy

Botafogo: Renan, Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo. Técnico: Ney Franco

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE