Joel Santana contra os amigos Romário e Bebeto, esse era o clima na tarde deste sábado no Engenhão. E quem levou a melhor foi o novo técnico do Botafogo, que conseguiu estrear com vitória. Mesmo com a o triunfo por 2 a 1, o alvinegro mostrou mais uma vez que precisa melhorar, e muito, para poder alcançar o título do Carioca. Já o América, mesmo atuando de igual pra igual diante dos donos da casa, amargou mais uma derrota no campeonato.
Além da estreia de Joel, outro destaque ficou por conta do primeiro gol do uruguaio Sergio “El Loco” Abreu. Adriano fez para a equipe de Edson Passos, mas Caio, no final da partida, conseguiu o gol do desempate e deixou a torcida alvinegra, que anda na bronca com o time, um pouco mais tranquila.
O Botafogo começou com três desfalques. O goleiro Jefferson continuou fora do time após se contundir na partida contra o Tigres. Fahel e Leandro Guerreiro, suspensos, também não atuaram. Já Bebeto manteve a mesma equipe que atuou no empate de 2 a 2 contra o Resende, na última rodada.
Os primeiros minutos de jogo mostraram que o América estava disposto a estragar a estreia de Joel. O time de Edson Passos começou pressionando o Botafogo no meio de campo e levou perigo em dois lances. Logo aos dois minutos, em cruzamento de Adriano, Claudemir tocou na bola, que passou rente à trave do goleiro Renan. Aos três foi a vez de Jones chutar de primeira para o gol e levantar a torcida americana.
Enquanto isso, a torcida botafoguense se mostrava cada vez mais impaciente com os atletas alvinegros. O lateral direito Alessandro era vaiado toda vez que tocava na bola. Nervoso à beira do campo, Joel gesticulava e fazia gestos para que o time fosse à frente, mas parecia em vão.
Aos 16 minutos a primeira grande chance para o Botafogo. Após bola ajeitada por Loco Abreu, Lucio Flávio bateu colocado de fora da área, levando perigo ao gol de Roberto.
A parada técnica serviu para Joel tentar corrigir os erros e cobrar mais empenho dos atletas, que pareceu não ter surtido efeito. Logo no lance seguinte, aos 23 minutos, Adriano subiu livre de marcação, após cruzamento de Gerson, e cabeceou no canto direito do goleiro Renan, abrindo o placar da partida. 1 a 0 para o América.
O tento acabou animando os comandados de Bebeto. Aos 27, o lateral Claudemir bateu uma falta perigosa, no ângulo esquerdo de Renan, que conseguiu fazer uma linda ponte e agarrar a bola.
Quando o jogo já mostrava um cenário tenebroso para o alvinegro e a torcida demonstrava sinais de insatisfação, coube a Loco Abreu mostrar seu faro de gol e provar sua fama de matador. Aos 35, após cruzamento de Marcelo Cordeiro, o uruguaio cabeceou sozinho para o fundo do gol de Roberto e marcou seu primeiro gol com a camisa 13 do Bota, igualando o placar.
O empate até acendeu, momentaneamente, a torcida alvinegra, mas não o suficiente para assustar a equipe americana que continuou em cima do Bota. Aos 42 da primeira etapa a equipe alvirrubra perdeu um gol feito após o atacante Daniel Morais, cara a cara com o goleiro Renan, mandar a bola pra fora e desperdiçar a chance de sair no primeiro tempo em vantagem no placar.
Nada satisfeito com a equipe que atuou no primeiro tempo, Joel Santana decidiu para a segunda etapa, abandonar o esquema 3-5-2 e voltar ao 4-4-2, sacando o zagueiro Wellington e colocando Diguinho em seu lugar. Com a substituição, a equipe parece ter ficado mais atenta no jogo. Tanto que, logo aos dois minutos, Renato levou perigo ao goleiro Roberto após bater uma falta com perigo.
O clima no segundo tempo não pareceu ter mudado com relação a etapa anterior. Apesar do Botafogo tentar a todo custo o gol de desempate, era o América que mostrava mais tranquilidade na partida. O clube americano conseguiu chegar com perigo em dois lances de gol, nos chutes de Jones e Daniel Morais, aos sete e 16 minutos respectivamente.
Errando muito na partida, o Botafogo chegou com perigo aos 26 minutos após bela tabela entre Loco Abreu e Diguinho, que chutou colocado no canto direito do goleiro Roberto. O lance parecia não ter assustado o alvirrubro que procurava a todo instante o segundo gol. Em ótima jogada, Júnior bateu por cobertura, após fazer fila na defesa do Glorioso, mas chutou pra fora.
Mesmo não agradando torcida e técnico, o Botafogo fez valer o mando de campo e conseguiu o suado gol de desempate. Depois de roubar a bola no meio campo, Caio, que entrou no segundo tempo, partiu com velocidade e bateu com estilo desempatando a partida, 2 a 1 para o Glorioso.
Após o gol, a equipe americana mostrou ter perdido as forças e coube ao Botafogo administrar mais uma vitória para sair de vez da crise instaurada após a goleada sofrida contra o Vasco.