O atacante Borges estreou com o pé-direito no Santos. Contratado junto ao Grêmio, o camisa 9 teve uma grande exibição em sua estreia no Peixe ao marcar dois gols na vitória de sua equipe, por 3 a 1, sobre o Avaí, na noite deste domingo, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro – Richelly completou para os donos da casa e Maurício Alves descontou para os visitantes. Esse foi o primeiro triunfo dos santistas no Brasileirão.
Com esse triunfo, o Alvinegro Praiano chegou aos quatro pontos ganhos e agora ocupa a 11° colocação no torneio. Já os catarinenses seguem sem pontuar no Brasileiro, na última posição.
Na próxima rodada, os santistas visitam o Cruzeiro, sábado, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena do Jacaré. No mesmo dia e horário, o Leão recebe o América-MG, na Ressacada.
O jogo – O Santos começou o jogo buscando a iniciativa e não demorou para abrir o placar. Logo aos nove minutos, Alan Patrick cobrou escanteio da esquerda, Zé Eduardo desviou de cabeça, no primeiro pau, e Borges completou, dentro da pequena área, para o fundo das redes do Avaí.
Motivado pelo gol, o Peixe quase ampliou a sua vantagem aos 14. Borges e Alan Patrick tabelaram, a bola sobrou para Zé Eduardo, que arrematou forte para o gol, exigindo boa defesa de Alex. Com um desvio, o goleiro do Leão mandou a bola para escanteio.
Depois desse lance, os santistas continuaram tendo os domínios das ações na partida, porém, sem criar mais chances claras de gol. As tentativas alvinegras se resumiram a bolas paradas ou jogadas da dupla de ataque composta por Borges e Zé Eduardo.
Os catarinenses, por sua vez, pouco exigiam da defesa do Santos. O goleiro Rafael não fez nenhuma grande defesa durante todo o primeiro tempo.
Na volta para a etapa complementar, o Avaí trocou Marquinhos Gabriel por Róbson. No Peixe, logo nos primeiro minutos do segundo tempo, o técnico Muricy Ramalho também teve que mexer em sua equipe, devido a contusão do volante Danilo. O meia Roger entrou em seu lugar.
Melhores em campo, os santistas não precisaram de grande esforço para chegarem ao segundo gol. Isto porque, aos seis, Alan Patrick cobrou falta da intermediária, Bruno Rodrigo desviou e Borges, mais uma vez, estava bem posicionado para completar e fazer o seu segundo gol no jogo: 2 a 0 para o Alvinegro Praiano.
Com a desvantagem no placar, o técnico Silas arriscou tudo e queimou as duas últimas alterações que lhe restavam. Aos 14, Estrada saiu para a entrada de Fábio Santos e Willian foi substituído por Maurício Alves.
O segundo gol deu ainda mais tranqüilidade ao Santos para impor o seu ritmo de jogo. Aos 26, o Peixe quase chegou ao seu terceiro gol. Alan Patrick fez boa tabela com Roger e soltou a bomba de fora da área. A bola passou por cima do travessão, assustando o goleiro Alex.
Os santistas tiveram mais uma grande oportunidade de ampliar aos 32. Arouca fez boa jogada, driblou a marcação e chutou de fora da área. Alex desviou a bola, que ainda bateu na trave e sobrou para Borges. O centroavante pegou o rebote, só que Alex mais uma vez fez a defesa, mandando a bola para escanteio.
O Alvinegro Praiano teve mais chances de balançar as redes adversárias, porém, não levou sorte nas finalizações. Aos 37, Pará tabelou com Roger e o seu chute cruzado quase entrou na meta defendida por Alex. Três minutos depois, Alex Sandro fez boa jogada pela esquerda e, de pé direito, quase colocou a bola no ângulo do gol do Avaí, levando perigo a Alex.
E, já aos 43, o Avaí descontou. George Lucas desceu pelo lado direito, passou por Alex Sandro e cruzou para Maurício Alves completar para o gol.
O Leão ainda tentou impor uma pressão nos minutos finais, mas foi o Santos quem voltou a marcar. Richelly, que havia entrado no lugar de Zé Eduardo, recebeu de Arouca pelo lado direito e tocou para o fundo do gol, decretando a primeira vitória do seu time na Série A do Brasileirão 2011.