O estado da Bahia terá suas duas principais equipes disputando a terceira divisão do futebol nacional em 2006. Campeão brasileiro em 1988, o Bahia fará o clássico regional com o arqui-rival Vitória na Série C. Também estarão lá Anapolina, União Barbarense e os anteriormente degolados Criciúma e Caxias. Gama e Paulista se safaram nesta última rodada da primeira fase da Segundona 2005, disputada neste sábado.
O campeão da Copa do Brasil, Paulista, escapou empurrando tradicional Bahia para a zona de descenso, com a vitória por 3 a 2, no Jaime Cintra. Pressionando desde o início – em jogo que marcava a despedida de Márico Mossoró –, o Galo encontrou o primeiro gol aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Fábio Vidal, que havia acabado de substituir o lesionado Julinho, invadiu a área e bateu no canto de Émerson.
O Paulista ampliou aos 9 da segunda etapa; Edu encheu o pé da entrada da área para marcar. Cícero, cobrando falta aos 24, descontou para o Bahia. Márcio Mossoró deixou Léo livre para marcar aos 29. Aos 36, Cícero voltou a marcar, tocando na saída de Rafael e devolveu as esperanças à torcida tricolor. O empate rebaixaria o Paulista e salvaria o Bahia, porque o CRB ia perdendo para o Criciúma fora de casa.
Mas a equipe alagoana fez a sua parte e se safou contra o Tigre, aos 40 da segunda etapa. Rodrigo havia marcado o primeiro do time da casa, aos 38 do primeiro tempo. No segundo, Cristiano marcou aos 38 e empatou. Dois minutos depois o gol salvador veio de pênalti, cobrado por Josimar. O gol rebaixou o Vitória, que não conseguiu passar pela já classificada Portuguesa no Barradão. Empate por 3 a 3.
Outra equipe que se safou foi o Gama. Maia marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 contra o Sport, que acabou beirando a zona de rebaixamento. Quem permaneceu lá foram Anapolina e União Barbarense, morrendo abraçados com um empate sem gols no Jonas Duarte. O lanterna Caxias se despediu perdendo por 3 a 1 para o classificado Náutico no Aflitos.