Esportes

Atleta nascido no Nortão disputa hoje prova nos jogos Olímpicos de Tóquio

O atleta do salto triplo, Almir Júnior, de 27 anos, natural de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) disputará hoje, às 20h, a qualificatória do salto triplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele está no grupo B, que tem atletas da Grã-Bretanha, Itália, Argélia, França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Armênia, Cuba, Turquia, Portugal, China, e Grécia.

Caso consiga a classificação, o mato-grossense voltará às pistas da Vila Olímpica no dia 4, a partir das 22h, para disputar a final. Almir é um dos nomes de maior destaque do atletismo brasileiro e uma das esperanças de medalha. Além dele, o Brasil será representado na modalidade por Alexsandro Melo e Mateus de Sá.

Em março, Almir venceu a prova do Torneio Cidade de Bragança Paulista e registrou a segunda melhor marca do mundo em 2021, à época, ao saltar 17m03cm (a melhor é de 17,05m, de um atleta da Jamaica). A vaga nas Olimpíadas foi conquistada em 2019, na Suíça, ao alcançar 17m15cm.

Já em 2018, Almir conquistou a prata no Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, na Grã-Bretanha, ao saltar 17m41cm (2 centímetros a menos que o norte-americano Will Claye, ganhador do ouro). Em 2019, ganhou o ouro no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, com salto de 17m23cm.

Em Tóquio, para brigar por medalha, Almir também buscará superar a melhor marca de sua carreira, que é de 17m53cm, obtido em 2018, em Guadalupe, território ultramarino francês.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)