Pelo menos quatro árbitros aprovados no curso de formação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), promovido em Sinop, poderão trabalhar na Copa América, em setembro, em Cuiabá. A informação é do diretor da comissão de árbitros da Federação Mato-grossense de Vôlei (FMTV), Benedito Gonçalo Vieira, o Xarret.
Xarret explica que os novos árbitros devem trabalhar como juízes de linha e acrescenta que “também pretendemos utilizá-los em outras competições da Federação ainda neste ano”.
O curso da CBV contou com a participação de aproximadamente 30 árbitros e as aulas foram ministradas por três profissionais. A parte de regras ficou a cargo do árbitro nacional da CBV, Donizete Souza, a psicologia esportiva ficou com Antônio Roberto Garcia Júnior, que além de psicólogo é árbitro de handebol e as aulas sobre legislação esportiva foram ministradas pelo advogado e ex-atleta Luis Henrique Magnani (Vilão).
Os aprovados passam a integrar o quadro da federação de vôlei como aspirantes a árbitros regionais. Com o passar do tempo e o ganho de experiência, os árbitros são promovidos e podem até chegar a apitar jogos internacionais.


