Não passa de um sonho de Mixto e União serem o segundo representante de Mato Grosso no Campeonato Brasileiro da Série D deste ano. Um dia após ter conquistado o Mato-grossense, o Cuiabá Esporte Clube foi oficializado pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o único time do Estado a disputar o torneio equivalente à Quarta Divisão do Nacional.
O presidente da entidade Carlos Orione afirmou desconhecer uma abertura para que algum clube mato-grossense, além do Cuiabá, entre na disputa. O dirigente ressaltou não ter recebido nenhum ofício por parte da CBF comunicando sobre desistência de equipe já garantida e abrindo mais uma vaga para o futebol de Mato Grosso.
"Desconheço esse assunto sobre Mato Grosso ter um segundo representante na Série D. Acho muito difícil até pelo mesmo por quê foram movidas duas ações contra a FMF e CBF a respeito da vaga para este campeonato. O que temos de oficial e certeza é que o Cuiabá será o nosso representante neste torneio", disse o dirigente, lembrando das ações protocoladas no Ministério Público Estadual (MPE) pelas torcidas organizadas do próprio Cuiabá, Operário, Mixto e União de Rondonópolis requerendo vaga à competição.
Ao afirmar aliviado com a final do Estadual decidido dentro das quatro linhas, Orione frisa desconhecer o interesse de Mixto e União pela Série D até mesmo pelo fato de nunca ter sido procurado pelos dirigentes dos dois clubes. "Ninguém oficializou nada na federação, pedindo vaga para disputar a Série D", disse.
A proposta da diretoria do Cuiabá em recuperar o gramado do estádio Dutrinha visando a disputa da Série D não terá nenhuma resistência por parte da FMF, dono do local. Para Carlos Orione, qualquer ajuda é bem vinda. "Se o Cuiabá realmente estiver disposto a arrumar o Dutra, em especial o gramado, que fique a vontade, que faça o melhor serviço possível", frisou.
Um, dia após ter conquistado o título de campeão estadual, o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, revelou o desejo do clube em disponibilizar profissionais para melhorar a qualidade do gramado do Dutrinha. O dirigente afirmou que irá contratar pessoas especializadas em adubação e irrigação para manter a grama em boas condições para o Cuiabá mandar seus jogos pela Série D.
A preocupação do Cuiabá está ligada ao desempenho do time no torneio nacional com um campo irregular como se encontra atualmente o gramado do Dutrinha, hoje como única opção aos times da capital do Estado a receber jogos tanto a nível de Estado como nacional.
"O Cuiabá é uma equipe de muita qualidade técnica. Precisa de um bom gramado para ter um bom desempenho durante a partida. Por isso, queremos trabalhar no local visando o melhor para o nosso futebol", disse Dresch.