O festival de pesca em Alta Floresta – cuja etapa havia sido cancelada devido a falta de recursos – voltou ao calendário de atividades do município e será realizado no próximo dia 16. Uma comissão mista com representantes do poder público, entidades do setor econômico, empresários, associação dos pescadores, Câmara de Vereadores, e demais entidades foi formada e dá sequência na organização do evento.
Desta forma, Alta Floresta também receberá a etapa do campeonato estadual de pesca. Anteriormente, conforme havia apontado a Secretaria de Indústria e Comércio, seriam necessários cerca de R$ 35 mil para realizar o festival, recurso que o Executivo não dispunha. Com as readequações promovidas, o gasto caiu para R$ 20 mil.
Entre as mudanças, pondera a secretária Célia Castro, o poder público reduziu o tempo do evento, que agora será apenas no domingo (16). “Com a redução para um dia não precisaremos colocar energia no local, levar gerador, fio, poste, combustível. Retiramos também o festival esportivo e, desta forma, não teremos despesa com premiação. Não teremos a área do estacionamento pois, quando se realiza o evento é preciso dar infraestrutura, e ter as pessoas trabalhando”, declarou, ao Só Notícias.
Célia Castro acrescenta ainda um termo de ajuste de conduta será estabelecido entre o município e órgãos competentes no tocante às normativas que precisam ser cumpridas no quesito ambiental. O festival deve atrair pescadores e demais interessados pela pratica de várias cidades do Nortão.
A intenção é que a mesma comissão – nomeada mediante portaria – mantenha-se fixa no próximo ano para conduzir a realização do festival.