O São Paulo conheceu neste domingo seu primeiro adversário no Mundial de Clubes da Fifa. O Al-Ittihad, da Arábia Saudita, passou pelo Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0 no estádio Nacional de Tóquio e assegurou vaga na semifinal da competição.
São Paulo e Al-Ittihad se enfrentam na próxima quarta-feira, também no estádio Nacional de Tóquio, às 8h20 (horário de Brasília).
Os jogadores do São Paulo estiveram entre os espectadores da primeira partida do Mundial de Clubes 2005. Em uma das cabines do estádio Nacional, os atletas do atual campeão da Libertadores observaram uma partida ruim, debaixo de neve, com as principais jogadas criadas exclusivamente em lances de bola parada.
No primeiro tempo, o Al-Ahly teve boa oportunidade de abrir o placar aos 33min. Numa jogada de escanteio, a bola foi desviada para trás, e Emad Motab conclui com força. O goleiro Zaid, em grande intervenção, evitou o gol dos egípcios.
Já nos descontos, o Al-Ittihad respondeu, também em jogada de bola parada. O meia Tcheco, único brasileiro em campo, cobrou escanteio pela direita, na cabeça de Kallon. O atacante desviou com precisão, exigindo boa defesa do goleiro El Hadary.
No segundo tempo, o Al-Ittihad teve grande chance de marcar aos 31min, quando Kallon foi lançado em profundidade nas costas da defesa. No entanto, o atacante acabou chutando em cima do goleiro.
Mas, no minuto seguinte, o time saudita chegou ao gol. O goleiro El Hadary falhou ao tentar cortar um cruzamento, Noor ficou com a sobra na pequena área e tocou para o gol vazio.
A derrota diante do Al-Ittihad pôs fim a uma invencibilidade de 55 jogos do Al-Ahly, que não era batido a mais de um ano.
Na partida deste domingo, o Al-Ittihad foi impedido pela Fifa de usar três jogadores brasileiros contratados exclusivamente para o Mundial de Clubes. Lima, Marcão e Pedrinho foram inscritos fora de prazo na federação da Arábia Saudita e não podem atuar na competição.