O meia Darío Conca não é o único jogador que deve trocar o Fluminense pelo futebol chinês. Nesta quarta-feira, o representante do capitão Fred, Francis Melo, revelou que o atacante também tem proposta de um clube da China e pode deixar as Laranjeiras.
“A informação procede. Existe, sim, uma proposta do futebol chinês pelo Fred e ela já foi entregue à diretoria do Fluminense. Tenho conversado frequentemente com o Mario Bittencourt (vice-presidente de futebol) e com o presidente. As negociações estão correndo”, revelou Francis Melo em entrevista ao jornalEstado de S. Paulo. O representante do atleta está nos Estados Unidos com a diretoria tricolor.
Apesar de não revelar o nome da equipe chinesa, o agente do atleta garante que os valores são vantajosos. “A China nunca procura um jogador de ponta se não estiver disposta a fazer uma proposta financeiramente interessante. Agora só depende do Fluminense”, destacou.
Fred defende o clube das Laranjeiras desde 2009 – conquistando o Campeonato Brasileiro em 2010 e 2012 –, e atualmente lida com um atraso de dois meses no pagamento de seus direitos de imagem, que devem ser custeados pela Unimed, ex-parceira e patrocinadora do Fluminense. Além disso, os vencimentos de dezembro e o 13º, pagos pelo clube, também estão atrasados.
Coincidentemente, o capitão não atuou nas derrotas contra o Bayer Leverkusen e o Colônia, válidas pelo torneio amistoso Copa Flórida. O treinador Cristóvão Borges justificou a ausência do goleador como uma forma de intensificar seu preparo físico nos treinamentos, visando o Campeonato Carioca. Fred tem contrato com o clube até dezembro de 2015.
O principal empecilho para que a negociação seja bem sucedida é o fato de que o Tricolor Carioca exige receber uma compensação financeira pela transferência. Nesta quarta, o presidente da Unimed, Celso Barros, se reuniu com os atletas que tem vínculo com a empresa: Cícero, Henrique, Jean, Wagner e Walter. Fred e Conca, entretanto, não estavam presentes.