PUBLICIDADE

Adversário do Sinop pela Série D é comandado por técnico que ganhou o Mato-grossense

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: reprodução)

O Santos do Amapá, um dos times mais tradicionais da região Norte e adversário do Sinop hoje, às 15h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, tem como comandante o experiente Edson Blevio Porto. Começou a carreira ainda em 1993 e já treinou mais de 30 times espalhados pelo Brasil, Japão e Portugal, e tem diversos títulos em sua ‘bagagem’. No clube amapaense, onde está desde 2017, ganhou o Campeonato Estadual em duas temporadas (2017 e 2019).

Edson Porto iniciou a sua carreira de treinador nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre. Conhecedor do futebol de Mato Grosso, já esteve a frente do Juventude, de Primavera do Leste. Em 2001, inclusive, foi campeão mato-grossense. O time segue licenciado na Confederação Brasileira de Futebol, mas não disputa competições.

Ainda nas categorias de base, o treinador comandou o Grêmio, até ir para o Japão, em 1993, onde foi técnico do profissional pela primeira vez, a frente do Shimizu Shougyou. No ano seguinte foi para o Yokohama Marinos, onde conquistou o Campeonato Japonês. Ainda no país asiático, foi treinador do Tokushima Vortis.

Em 1996 voltou para o Brasil e atuou por times do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. Já em 2003 retornou para o Japão para treinar o Nippon Bunri, até 2005. No ano seguinte voltou ao país de origem e comandou mais seis times.

Já em 2008 foi contratado pelo União Madeira, de Portugal. Teve boa passagem, com 35 jogos e 21 vitórias, mas sem títulos. Depois disso, voltou para solos brasileiros, onde passou por clubes do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, até chegar no Santos.

Em seu grupo de jogadores, o time amapaense também tem nomes experientes, como do zagueiro argentino Oscar Brizuela, 30 anos. Começou a carreira em 2009, e já defendeu, inclusive, as cores do União de Rondonópolis, em 2016 e também 2019. Em outros anos passou pelos argentinos Defensor de Formosa, Laguna Blanca e Guaraní Antônio Franco.

Outro experiente é o ex-Sinop Juninho Pavi, que defendeu o Galo do Norte no Campeonato Mato-grossense deste ano. Foi um destaques do time, titular absoluto e atuou na lateral e meio de campo. Deu várias assistências importantes, mas não permaneceu para o restante da temporada.

Já no gol, o Santos tem Paulo Roberto Sousa, 29 anos. Também tem passagem internacional pelo SV Broki, do Suriname, entre 2017 e 2019. No Brasil já jogou pelo Penarol (MA), Sport Belém (PA), Baré (RR), Paragominas (PA), Trem Desportivo Clube (AL), dentre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Grêmio sofre empate do Godoy Cruz e perde chance de liderar o Grupo D da Sul-Americana

Nesta terça-feira, pela quinta e penúltima rodada do D...

Com atleta de Rondonópolis, seleção feminina é convocada para jogo contra o Japão

O técnico Arthur Elias convocou, ontem, a seleção feminina...

Operário, Ação e Mixto disputam Copa do Brasil feminina

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez o sorteio...
PUBLICIDADE