sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Vice-reitor sinaliza com campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, João Carlos Souza Maia reafirmou interesse da universidade em se instalar efetivamente em Lucas do Rio Verde. “Nós temos o máximo interesse de fazer com que a UFMT esteja presente no município de Lucas. Estamos lutando para isso”, disse. Não foi mencionado prazo, nem estimativa de quanto será necessário investir inicialmente. “Nós da UFMT também estamos juntos nesse movimento porque entendemos que a universidade tem como objetivo qualificar os jovens para dar o respaldo necessário aos novos desafios”, disse. Segundo o vice-reitor, o Ministério da Educação dentro do projeto de expansão do ensino público superior pretende criar dezenas de novos polos no interior. Em Mato Grosso, a previsão é que sejam implantados três novos campi.

Maia se comprometeu em enviar a Lucas uma equipe da técnica para conhecer o potencial econômico do município e mostrar que a universidade pode contribuir na formação profissional e no desenvolvimento da região.

Ele entregou ofício ao presidente da câmara, Airton Callai, em resposta ao pedido para instalação de um campos. Callai comprova através de dados oficiais e projeções de crescimento populacional e econômico a necessidade da instalação da UFMT no município. “Em Lucas do Rio Verde, são aproximadamente três mil jovens, mas se a gente olhar em volta, nos municípios da região, são mais de seis mil mato-grossenses que sonham com a possibilidade de cursar uma universidade pública”, ressaltou o vereador, através da assessoria.

Com crescimento econômico médio de 12% nos últimos 10 anos, o município se tornou um dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso e Região Centro-Oeste. Na produção agrícola, base da economia do município, são quase dois milhões de toneladas de grãos (soja e milho) por ano.

Apesar dos números favoráveis, o presidente destacou que a necessidade de investimentos na formação de profissionais é essencial para a continuidade do projeto de desenvolvimento econômico não somente do município, mas de todo o estado.

Há poucos dias, em Lucas, a UFMT formou acadêmicos nos cursos de graduação em Pedagogia e Administração Pública.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE