quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Universitários fazem projeto de inclusão digital para idosos de Sinop

PUBLICIDADE

Hoje, às 14:00h, 23 acadêmicos do 2º semestre do curso de Administração e Gestão de Informações da Fasip estarão fazendo a entrega das chaves da sala de informática montada no Clube dos Idosos para o presidente do clube, Audino Shanne.

A sala foi construída como parte do projeto de Inclusão Digital para Idosos, iniciado pelos acadêmicos do 1º semestre do mesmo curso. O objetivo é instruir idosos quanto ao uso, principalmente, de caixas eletrônicos.

“Os iniciantes do projeto perceberam que, hoje, a maioria dos idosos têm uma grande dificuldade para manusear os caixas eletrônicos dos bancos, na hora de sacar seus benefícios, pois tudo está informatizado e muitas pessoas não têm condições de acompanhar essa evolução da tecnologia. Decidimos dar prosseguimento ao projeto para que a idéia não esfrie”, disse, ao Só Notícias, um dos coordenadores, Evanildo Nobres.

Segundo ele, uma sala de 15m² foi construída e inicialmente foram instalados 4 microcomputadores e, ainda, uma DSL, para que os alunos tenham acesso à Internet. O cronograma do curso está baseado na iniciação ao Windows, seguido da Internet e posteriormente os idosos vão aprender como usar os caixas eletrônicos. Serão cerca de 4 turmas de 30 minutos aulas, durante uma vez por semana, por seis meses.

“Queremos comandar o projeto até o fim desse semestre e depois passaremos a responsabilidade para o 1º semestre que iniciar. Eles vão passar para o 1º semestre seguinte e assim por diante”, acrescentou.

“Hoje o clube tem cerca de 800 idosos associados e 60% são alfabetizados. Então, vamos procurar trabalhar com essas pessoas primeiro”, completa Evanildo.

Só Notícias apurou que foram necessários investimentos de R$ 12 mil para a implantação do projeto. O valor foi arrecadado por doações de empresários. A mão-de-obra da construção da sala foi feita por voluntários e pelos próprios acadêmicos. A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, também apoiou o projeto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE