terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Universidades públicas ganham das particulares na avaliação do MEC

PUBLICIDADE

Nas 15 áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2006, as universidades públicas são melhores que as particulares. Os resultados foram divulgados hoje, pelo Ministério da Educação.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, o bom desempenho das instituições públicas já é observado há algum tempo, desde a época do antigo Provão. “O que nós estamos mostrando agora, com o IDD, é que além de terem melhores alunos formados, as instituições públicas também agregam mais [conhecimento] que as privadas”.

O IDD (Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado) mostra a diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos formandos, revelando assim quanto conhecimento foi agregado. Varia de 1 a 5.

O Enade aponta que 10,2% das públicas tiveram nota máxima (5) – contra 5,6% das particulares – e 28,9% conseguiram 4 – contra 23,7% das particulares.

O presidente do Inep destacou também que as instituições do Nordeste e do Sul continuam tendo as melhores notas, mas ponderou que isso não é novidade. “Já aconteceu no Enade passado e retrasado, então não é nenhuma surpresa”. Segundo ele, “a proporção de escolas federais de boa qualidade [no Nordeste] é maior do que, por exemplo, no Sudeste”.

No Conceito Enade, que varia de 1 a 5 e avalia de forma conjunta o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes, 21,2% dos cursos da instituições públicas alcançam nota máxima – contra 1,6% das privadas – e 33,1% tiveram 4 – contra 14,6% das privadas.

O Enad avaliou mais de 386 mil alunos de 5.071 cursos que englobam 15 áreas de conhecimento em 1.600 instituiçõe – em 871 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. Somando-se às duas últimas edições do exame, foi fechado um ciclo, com a análise de 48 áreas de conhecimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IBGE constata que Lucas do Rio Verde é o mais alfabetizado em Mato Grosso

Recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Secretaria atualiza plataforma que monitora abandono e risco de evasão escolar em MT

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso colocou...

Unemat oferta bolsas de iniciação científica para alunos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou...

Mato Grosso tem mais de 36 mil estudantes que podem participar do Enem

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de...
PUBLICIDADE