quarta-feira, 19/junho/2024
PUBLICIDADE

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual de Saúde, realizará o VIII Encontro sobre Conscientização e Doação de Medula Óssea e o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-Grossense na próxima quinta e sexta-feira (23 e 24), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá.

Os dois encontros ocorrerão juntos, nos períodos matutino e vespertino, e serão voltados para profissionais multidisciplinares que atendem pacientes com doenças hematológicas não oncológicas, estudantes e toda a hemorrede pública. A inscrição pode ser realizada por meio deste link.

Nos dois dias serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre os temas, com a participação de especialistas do banco de sangue, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições públicas e filantrópicas.

Segundo a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, essa será uma oportunidade de aproximar a população das organizações que estarão presentes, além do acesso aos estudos recentes para o tratamento de doenças e dos avanços na saúde.

“Essa é uma oportunidade de disseminar o conhecimento, além de melhorar a qualidade dos serviços para oferecer uma melhor acolhida aos pacientes. O objetivo é padronizar a assistência, de forma que o paciente que era tratado no MT Hemocentro e tem algum tipo de doença hematológica, não oncológica, seja atendido da mesma forma pela atenção primária, secundária e terciária e pela hemorrede estadual, que tem unidades descentralizadas pelo interior do estado”, destaca.

Como doar medula óssea?

O doador voluntário deve realizar o agendamento da coleta por meio deste link. É necessário ter entre 18 e 35 anos, não possuir doenças hematológicas ou neoplásicas, além de doenças infecciosas ou do sistema imunológico, e apresentar documento oficial com foto.

Após a coleta de material, o doador passa a integrar o Redome, e aguarda a convocação em caso de compatibilidade. Para isso, é importante que os dados estejam sempre atualizados.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria terá maior estrutura para agilizar entrega de medicamentos na rede pública em Nova Mutum

A prefeitura definirá a aquisição de novo veículo personalizado...

Mutirão é realizado para consultas e exames de oftalmologia e ultrassonografia em Nova Mutum

A secretaria de Saúde intensificou agendamentos de oftalmologia e...

Matupá vai modernizar serviços na área da saúde com novos equipamentos

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Matupá) vai...
PUBLICIDADE