terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Universidades alemãs organizam excursões pela amazônia mato-grossense

PUBLICIDADE

A partir deste ano, a floresta amazônica mato-grossense é parte de um programa de estudos de campo da Universidade de Tubingen, na Alemanha Central . Um grupo formado por 21 universitários e dois professores estiveram na semana passada em Alta Floresta onde pela primeira vez conheceram a fauna e flora da Amazônia e os problemas ocasionados pela ocupação desordenada na região. Considerados pioneiros na luta pela conservação ambiental do planeta na década de 70 , os alemães viram de perto o que só conhecem nos livros: aves raras como a Harpia ou bandos de macacos nas matas do Eco resort Floresta Amazônica , localizado em Alta Floresta ou ainda aves, mamíferos, peixes e insetos nas matas do Cristalino Jungle Lodge, um projeto de ecoturismo nas margens do rio Cristalino a 35km de Alta Floresta.

A universidade de Tubingen, fundada na Alemanha em 1470, é uma das idealizadoras do curso de Geoecologia ,uma nova disciplina que envolve conhecimentos em geologia, geografia e biologia. Com um extenso programa de viagens de campo por vários lugares do Brasil, a universidade mantem convênios de cooperação com várias universidades e instituições de pesquisa no Brasil e uma área com laboratório de estudos no Rio Grande do Sul, onde acompanham um projeto de reflorestamento com auraucárias.

Estudantes de mestrado e doutorado de Tubingen chegaram no Brasil acompanhados dos professores, Dr. Rainer Radtke, o geógrafo Dr. G. Hohlhepp e o bioquímico Dr. Gunther Steinbrude. A primeira etapa da viagem foi conhecer a fauna e a flora da Amazônia mato-grossense e observar um dos maiores berçários de aves do planeta, estimado em 650 especies de todas as cores e tamanhos, entre elas as famílias de papagaios, garças, gaviões e a exuberante Harpia.

O coordenador do Centro Brasil de Tubingen , Dr. Rainer Radtke explica que Geoecologia é uma ciência que reúne conhecimentos científicos da natureza e busca novos comportamentos humanos que possam minimizar impactos ambientais. O curso envolve também aulas de Direito Ambiental e Economia. “Preparamos profissionais do futuro para auxiliar os tomadores de decisão nos setores privado e público. Rainer lembra que os alemães tem interesse científico pela Amazônia e desde crianças aprendem a gostar de natureza. “ Olhamos o futuro e nos preocupamos com os filhos e netos por isso reflorestar sempre foi uma prática de todos na Alemanha”. Pelas trilhas das matas do rio Cristalino, onde está situado o Parque Estadual do Cristalino, os universitários alemães observaram a abundância de espécies aves e primatas que vivem nas margens do rio Teles Pires.

Na época das chuvas, os macacos se aproximam do lodge Cristalino e se exibem para os visitantes com famílias inteiras pulando de galho em galho e comendo frutos. Para localizá-los basta observar o movimento das folhas e logo ver pedaços de frutas caindo no chão. Com grande conhecimento de biologia e bastante interessados na fauna e flora da Amazônia, os jovens alemães andam pelas trilhas observando tudo e atentos as explicações do guia Alfredo Borkehagen, descendente de pai alemão que fala fluentemente a língua e vive há 21 anos na região de alta Floresta. “ A melhor época para ver bandos de bugios, cuxius e o macaco aranha , é nas chuvas. Eles fazem a festa por ter muitos frutos nas matas e se aproximam sem medo da gente”, diz o guia.

“ É como estar num pedacinho do planeta que ainda é totalmente natural, intocado. Ficamos impressionados com a extrema biodiversidade da fauna e da flora e em saber que no Mato Grosso existem pessoas que vivem da preservação ambiental. Aqui realmente dá para dizer que faz o ecoturismo consciente, com qualidade, bons serviços e excelente atendimento aos turistas”, comenta o estudante Roland Thrum, 28 anos. Já foram registradas 650 espécies de aves nas matas do Cristalino.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE