Educação

Unemat lança editais com 218 bolsas de iniciação científica

A Universidade do Estado de Mato Grosso lançou quatro editais de bolsas de iniciação científica com 218 vagas para acadêmicos de graduação. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira até 31 de maio pela internet, de acordo com o procedimento específico previsto em cada edital.

A novidade deste ano é o edital Probic 005 para grupos de pesquisa. São 40 bolsas a serem concedidas pela Fapemat dentro Programa de Bolsas de Iniciação Científica. O pleito está vinculado ao projeto de pesquisa e sob responsabilidade do pesquisador orientador.

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a contar a partir da data no termo de concessão. O valor da bolsa será de R$ 400 (valor CNPq) e R$ 450 (Fapemat), conforme tabela de bolsas de Iniciação Científica. A carga horária de atividades do bolsista será de no mínimo 12 horas semanais.

A iniciação científica é um programa para novos talentos em todas as áreas do conhecimento, administrado diretamente pela Diretoria de Gestão de Iniciação Científica. Está voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Só Notícias