Educação

Unemat faz semana de museus e apresenta proposta para criar unidade em Sinop

Começou ontem e vai até dia 30 a primeira edição da “Semana de Museus”, online, promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso, que também está propondo a criação do quinto museu no Estado, em Sinop. “A ideia é, principalmente, dar visibilidade aos museus da Unemat. Abrir discussões, mostrar o acervo e, além disso, começar a construir uma política de museus em rede. Que isso venha a ser uma política da Unemat”, explicou, ao Só Notícias, Adriana Baccin, diretora de Gestão de Cultura da Pró Reitoria de Extensão e Cultura.

A proposta para criar o museu de Sinop será debatida em mesa-redonda entre os professores Hélio Vieira Júnior, José de Souza Neto, Tiago Alino Benfica e Vinicius Teixeira. O debate também contará com a presença de Aramut Kaiabi, representante da etnia indígena que habitou a região Norte de Mato Grosso antes dos projetos de colonização.

Além da proposta para criação do novo museu, o evento também apresentará os acervos das outras quatro unidades da instituição. Nesta quarta-feira (28), será a vez do Museu do Vale do Arinos, em Juara. Na quinta-feira (29), será apresentado o museu de Alta Floresta. Já o encerramento será com a mostra do acervo da unidade de Barra do Bugres.

No próximo mês, ainda sem data definida, a Unemat deverá realizar um fórum para aprofundar as discussões em relação à criação de uma política de museus. “Isso tudo vai culminar em uma resolução da política de museus da universidade. Além disso, novas proposições, de como a universidade dará suporte a esses museus e aos projetos, tanto de extensão, de pesquisa, de ensino. Então, principalmente para a gente chegar nessa diretriz, nesse documento, e então abrir editais, trazer museólogos para trabalhar na universidade. As propostas estão caminhando”.

A participação na Semana de Museus da Unemat será aberta à comunidade.

 

Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)