quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat faz semana de museus e apresenta proposta para criar unidade em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

Começou ontem e vai até dia 30 a primeira edição da “Semana de Museus”, online, promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso, que também está propondo a criação do quinto museu no Estado, em Sinop. “A ideia é, principalmente, dar visibilidade aos museus da Unemat. Abrir discussões, mostrar o acervo e, além disso, começar a construir uma política de museus em rede. Que isso venha a ser uma política da Unemat”, explicou, ao Só Notícias, Adriana Baccin, diretora de Gestão de Cultura da Pró Reitoria de Extensão e Cultura.

A proposta para criar o museu de Sinop será debatida em mesa-redonda entre os professores Hélio Vieira Júnior, José de Souza Neto, Tiago Alino Benfica e Vinicius Teixeira. O debate também contará com a presença de Aramut Kaiabi, representante da etnia indígena que habitou a região Norte de Mato Grosso antes dos projetos de colonização.

Além da proposta para criação do novo museu, o evento também apresentará os acervos das outras quatro unidades da instituição. Nesta quarta-feira (28), será a vez do Museu do Vale do Arinos, em Juara. Na quinta-feira (29), será apresentado o museu de Alta Floresta. Já o encerramento será com a mostra do acervo da unidade de Barra do Bugres.

No próximo mês, ainda sem data definida, a Unemat deverá realizar um fórum para aprofundar as discussões em relação à criação de uma política de museus. “Isso tudo vai culminar em uma resolução da política de museus da universidade. Além disso, novas proposições, de como a universidade dará suporte a esses museus e aos projetos, tanto de extensão, de pesquisa, de ensino. Então, principalmente para a gente chegar nessa diretriz, nesse documento, e então abrir editais, trazer museólogos para trabalhar na universidade. As propostas estão caminhando”.

A participação na Semana de Museus da Unemat será aberta à comunidade.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE