O campus da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em Sinop atua hoje com 130 professores, nos seis cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras e Matemática. Cerca de 80 deles não são concursados. Segundo o coordenador do campus, Aumeri Bampi, nos cursos de Ciências Contábeis e Econômicas não há professores efetivos, apenas contratados.
Aumeri relata que a realização de um novo concurso para os profissionais “é uma recomendação do Conselho Estadual e exigência da Lei Estadual”. E para cumprir com as exigências deverão ser abertas mais 80 vagas para professores no campus de Sinop. Em todo o estado serão 517. “Na semana passada houve uma reunião com o Conselho Universitário que deverá elaborar o edital, para fazermos uma outra reunião para receber a aprovação”, disse o coordenador.
Conforme ele, após ser elaborado e aprovado o edital, será encaminhado do Governo do Estado que deverá aprovar a realização do concurso, e só então será marcada a data. Ele acredita que o concurso só poderá ser realizado no próximo ano, “todo o processo de elaboração e efetivação deve levar de três à seis meses”, conclui.