A Universidade do Estado de Mato Grosso deve conceder, ano que vem, mais 100 bolsas de estudos para acadêmicos.
Todas as áreas devem ser contempladas, de acordo com a demanda da universidade. A intenção é que a seleção ocorra no início do próximo ano para, em março, iniciar a concessão de bolsas, pelo período de 12 meses.
A universidade apontou que houve uma clara evolução na demanda das bolsas de Iniciação Científica na Unemat. Este ano foram submetidos 112 projetos de pesquisa de docentes aos diferentes editais do governo do Estado, dos quais 70 foram contratados. "O desafio é colocar mais alunos de Iniciação Científica nos projetos de professores doutores e aumentar recursos para investimento em infra-estrutura", diz o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), João Carlos de Souza Maia.
Também em 2010 a Fapemat anuncia o apoio a 10 novos cursos de doutorado interinstitucionais (Dinter), para a qualificação de profissionais de Mato Grosso, sendo cinco com financiamento da Fapemat e outros cinco pela Capes. "Vai dar oportunidade para mais alunos de Iniciação Científica atuarem nos projetos de pesquisa", afirmou João Carlos de Souza Maia.