quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat abre período de isenção para vestibular com 2,4 mil vagas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A Universidade do Estado de Mato Grosso abriu o período de isenção para o vestibular de ingresso no segundo semestre deste ano. O pedido de isenção da taxa de R$ 100 pode ser feito até quarta-feira.

Esta edição oferta 2.430 vagas em 60 cursos, distribuídos em 12 municípios. As inscrições pagas vão até 9 de maio. O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho, enquanto o período letivo terá início no dia 8 de agosto.

As provas serão realizadas em 12 de junho, das 8h às 13h, nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Em Sinop são oferecidas vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia. EmNova Mutum, para os cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contábeis. Já em Alta Floresta são em Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal.

Em Cáceres, para Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia. Em Nova Canaã do Norte há para Engenharia Civil. Em Diamantino para Administração, Direito, Educação Física e Enfermagem. Também há vagas nos municípios de Barra do Bugres, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra.

O vestibular compreende duas fases, sendo a primeira de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa é de redação.

Para as cotas, a Unemat adota sistema de ações afirmativas, isto é, todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as oportunidades para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

Ao todo, são 119 vagas destinadas para indígenas, 610 oportunidades para estudantes negros, 60 para pessoas com deficiência, 669 para demais alunos da rede pública e 972 para ampla concorrência.

O edital também está disponível em Língua Brasileira de Sinais, com a plataforma VLibras, assim como serão os resultados. Já a prova será disponibilizada em Libras em formato de vídeo. O edital ainda prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante, e para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...
PUBLICIDADE