A consulta interna entre acadêmicos, professores e técnicos é para definir quais cursos serão transferidos para nova unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso, que está sendo construída no bairro Aquarela das Artes. Os que desejam opinar devem procurar o campus, na avenida do Ingás, no centro, esta tarde.
A primeira opção é levar a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) com os cursos de Matemática, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A segunda, é transferir a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) e a Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL), com Administração, Economia, Contábeis, Letras e Pedagogia.
A conclusão das obras da nova unidade está prevista para este mês. De acordo com a assessoria da universidade, o planejamento é que ano letivo comece em março. Inicialmente, serão mais de mil acadêmicos, divididos em três cursos por períodos (matutino, vespertino e noturno).
Em dezembro do ano passado, a reitora Ana Di Renzo acompanhou o andamento das obras e avaliou que representa uma quebra de paradigmas. "Nunca houve, na história da Unemat, empresa privada fazendo doação de um prédio para a universidade", disse.
O investimento é feito pela JMD Empreendimentos e Zellmann e gira em torno de R$ 3,5 milhões.