Educação

UFMT lança campanha contra trote violento

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou a Campanha “Trote Não É Acolhimento”. A ação é simultânea à Semana do Acolhimento dos calouros do semestre 2019/1, que está sendo realizada até o dia 10. A proposta é acolher os estudantes no meio universitário, inserindo-os na rotina da Universidade e do curso de forma agradável, saudável, estimulante e colaborativa.

“Nosso intuito é conscientizar o veterano para não aplicar o trote e evitá-lo, principalmente os mais violentos. A palavra trote em si já é proibida e causa um certo desconforto nos ingressantes, daí veio a necessidade de trazer a palavra acolhimento, trazendo a ideia de ser o momento de abraçarmos esses ingressantes e apresentá-los tudo que eles precisam saber sobre sua futura vida no campus”, explicou o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da comissão organizadora da campanha, Wesley da Mata.

A UFMT já realiza ações de recepção e acolhimento em todos os campus, promovidas pelos estudantes, por docentes, pró-reitorias e outros. Um dos incentivos que a universidade promove é o “Prêmio de Acolhimento ao Calouro” que tem como objetivo reconhecer as iniciativas de recepção aos ingressantes realizadas pelos Centros Acadêmicos de cada curso.

Redação Só Notícias